Procon-SP cria canal para denunciar bebidas adulteradas
O Procon de São Paulo criou um canal direto em seu site para receber denúncias sobre a venda de bebidas alcoólicas suspeitas de adulteração. Essa iniciativa faz parte das ações do gabinete de crise do governo estadual, que investiga casos de contaminação e morte relacionados ao consumo dessas bebidas na capital e região metropolitana.
A Força-Tarefa e o Papel do Procon
Uma força-tarefa composta por diversas secretarias (Segurança, Saúde, Fazenda, Justiça e Desenvolvimento Social) e órgãos vinculados foi criada para garantir a segurança dos consumidores de bebidas alcoólicas e combater a adulteração. O Procon atua tanto na informação ao consumidor quanto ao fornecedor, além de ser o principal canal de denúncias.
Como Denunciar e o Que Acontece Depois
No site do Procon (procon.sp.gov.br), um link direto permite que o consumidor faça denúncias. A partir da denúncia, o Procon pode averiguar a empresa, realizar diligências para verificar a origem da bebida (notas fiscais, revenda, distribuidora) e, se necessário, interditar o estabelecimento e segregar o material suspeito. O consumidor é fundamental nesse processo, atuando como um “radar” para identificar produtos adulterados.
Leia também
Recomendações para Consumidores e Estabelecimentos
Para os estabelecimentos, a orientação é adquirir produtos de bons fornecedores, guardar notas fiscais e descartar as garrafas de forma adequada para evitar a reutilização. Para os consumidores, a principal recomendação é desconfiar de preços muito abaixo do normal, optar por estabelecimentos devidamente registrados e verificar o lacre e o rótulo dos produtos. Em caso de dúvida, não consumir e denunciar.
A colaboração da população, através de denúncias, é crucial para identificar estabelecimentos que vendem produtos adulterados e, assim, chegar aos produtores e destilarias clandestinas. A ação conjunta com a polícia civil permite investigar a cadeia de produção e a origem dos produtos.
O Procon do estado de São Paulo possui oito unidades regionais e convênios com mais de 370 municípios, garantindo que as orientações e o canal de denúncias estejam disponíveis em todo o estado.
Onde Denunciar
As denúncias podem ser feitas no site do Procon (procon.sp.gov.br), onde há um link direto para o formulário. Na capital e Grande São Paulo, o telefone do Procon é 151. Em outras regiões, é preciso verificar o número do Procon Municipal.
A denúncia é uma ferramenta poderosa para proteger a saúde pública e evitar tragédias. A percepção de algo errado e a ação de denunciar podem fazer a diferença na vida de muitas pessoas.
Diante da gravidade do problema e do pânico gerado no segmento de bebidas destiladas, o governo criou um gabinete de crise com a participação de diversas secretarias. É fundamental que o consumidor que ingerir um produto suspeito e passar mal procure imediatamente um posto de saúde, pois existe um antídoto eficaz se administrado a tempo.
O Procon disponibiliza um canal para denúncias sobre bebidas suspeitas de adulteração, reforçando o compromisso com a segurança e a saúde dos consumidores.



