Companhia terá de pagar R$ 600 mil por problemas na rede elétrica; em 2015 foram abertos 18 processos contra a empresa na cidade
Após uma série de interrupções e oscilações no fornecimento de energia elétrica que afetaram moradores e empresas ao longo do ano, a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) foi multada em quase R$ 611 mil pelo Procon de Franca. A sanção é resultado de um levantamento de dados que considerou o número de clientes lesados e as irregularidades cometidas pela empresa.
Apuração e Insatisfação
De acordo com William Caranjo, coordenador do Procon, a multa foi definida após a análise de diversas reclamações de consumidores e empresas. Ele ressaltou que, desde a instauração do processo pelo Ministério Público, a CPFL demonstrou pouca iniciativa para melhorar o atendimento e resolver os problemas de fornecimento. “Nós chegamos a essa definição de multa analisando os casos da empresa que apareceram aqui no Procon, com relação aos recentes apagões que nós tivemos na cidade, no mês de outubro, novembro, mais precisamente, bem como em outras práticas da empresa que também apareceram aqui no Procon”, explicou Caranjo.
Interrupções e Prejuízos
As interrupções de energia em Franca foram registradas em diversos dias, afetando cerca de 65 mil clientes, que ficaram sem o fornecimento por até quatro horas. O distrito industrial foi uma das áreas mais prejudicadas, com empresas calçadistas sendo forçadas a interromper a produção e remarcar entregas. Mauro Basse, advogado da entidade, destacou a importância de as empresas lesadas buscarem seus direitos judicialmente, apresentando provas dos prejuízos sofridos.
Leia também
O Posicionamento da CPFL
Em nota à CBN, a CPFL informou que os serviços estão normalizados em Franca e que as quedas de energia foram causadas por eventos climáticos, como ventos fortes, temporais e corte de cabos. A empresa também alegou que a região de Franca teve, em 2014, um dos menores índices de interrupções no país. A decisão ainda está sujeita a recurso.
O caso levanta questões sobre o planejamento e a capacidade da empresa em lidar com imprevistos, especialmente por se tratar de um serviço essencial à população.



