Devido a implantação do sistema, unidade francana atenderá apenas até meio-dia nesta sexta-feira
A partir da próxima segunda-feira, dia 4, o Procon de Franca implementará uma nova etapa no processo de registro de queixas. Os consumidores que buscarem atendimento na unidade notarão a virtualização do procedimento, que antes dependia do envio de correspondências com aviso de recebimento (AR).
O que é a SIPE Eletrônica?
William Carando, responsável pelo Procon de Franca, explica que a implantação da SIPE (Sistema Integrado de Processo Eletrônico) está sendo gradual em todo o estado de São Paulo, especialmente nas unidades que já utilizam o sistema Sim-Bec. A adesão à SIPE é facultativa para cada Procon, que decide o momento mais oportuno para a implementação.
Vantagens da SIPE
O Procon de Franca, que utiliza o Sim-Bec desde fevereiro de 2014, acredita que atrásra é o momento ideal para adotar a SIPE eletrônica. A principal vantagem é a redução do tempo de resposta para aproximadamente dez dias. O Procon envia o comunicado da SIPE eletronicamente, e a empresa acessa o Sim-Bec com login e senha para responder à solicitação.
Leia também
- Processos eleitorais tribunal regional eleitoral: Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo julgou 1.705 processos no primeiro semestre deste ano
- Procon lança campanha para alertar sobre os direitos de quem faz apostas online
- Procon-SP divulga ranking das empresas e seguimentos que mais receberam reclamações em 2024
Abrangência e Treinamento
Atualmente, mais de 100 empresas no estado de São Paulo estão cadastradas na Fundação Procon e utilizam a SIPE eletrônica, principalmente aquelas com maior demanda. A adesão ao sistema traz economia de tempo e recursos. Para garantir a eficiência do novo processo, o Procon de Franca realizará um treinamento com a equipe de atendimento na tarde desta sexta-feira, das 13h às 17h, suspendendo temporariamente as atividades. O atendimento será retomado normalmente na segunda-feira, já com a SIPE eletrônica em funcionamento.
A iniciativa visa modernizar os processos e agilizar a comunicação entre consumidores e empresas.



