Neste ano já foram registrados mais de 370 mil atendimentos; coordenador do órgão, Francisco Mango, comenta as estatísticas
O Procon de São Paulo lançou o Procometro, uma plataforma que monitora o valor financeiro das reclamações de consumidores paulistas. Desde o início do ano, foram mais de 370 mil atendimentos, representando quase R$ 2 bilhões.
Objetivo do Procometro
Segundo Francisco Mango, coordenador do Procon de Ribeirão Preto, o Procometro tem atualização diária e visa mostrar o impacto financeiro das reclamações, quantificando o prejuízo causado aos consumidores por empresas de diversos setores, como instituições financeiras e empresas de comunicação. A ferramenta pretende listar empresas e o valor do prejuízo que causam.
Utilização e Impacto
As estatísticas geradas pelo Procometro auxiliam na fiscalização de empresas e permitem que os consumidores identifiquem empresas com maior número de reclamações não resolvidas, evitando potenciais problemas. O índice considera todas as reclamações, não apenas as resolvidas, mostrando a porcentagem de solução para cada empresa.
Leia também
Acesso à Ferramenta e Ações do Consumidor
O acesso ao Procometro é feito por meio do site do Procon São Paulo. A plataforma abrange todo o estado, permitindo que consumidores verifiquem o desempenho das empresas em suas respectivas cidades. Mango destaca a importância de guardar notas fiscais, conferir direitos e garantias e procurar o Procon em caso de problemas. O Procon de Ribeirão Preto, por exemplo, apresenta um índice de solução de 84%.
A ferramenta contribui para a defesa dos direitos do consumidor, permitindo maior transparência e incentivando as empresas a melhorarem seus serviços. A participação ativa dos consumidores, por meio de denúncias e reclamações, é fundamental para o sucesso da iniciativa.



