CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Procon-SP protocola representação contra Febraban no MP

Fechadas há três semanas, agências bancárias tiveram o dobro de reclamações de consumidores na Fundação
Procon-SP Febraban
Fechadas há três semanas, agências bancárias tiveram o dobro de reclamações de consumidores na Fundação

Fechadas há três semanas, agências bancárias tiveram o dobro de reclamações de consumidores na Fundação

O Procon de Ribeirão Preto acionou o Ministério Público contra a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) devido aos transtornos causados pela greve dos bancários. A ação busca garantir o acesso aos serviços bancários essenciais para a população.

Serviços Essenciais Comprometidos

De acordo com Paulo Gard, gerente do Procon de Ribeirão Preto, a principal preocupação são os aposentados e beneficiários de programas sociais como Bolsa Família e auxílio-reclusão, que enfrentam dificuldades para receber seus recursos. A impossibilidade de realizar operações bancárias básicas, como saques e desbloqueios de cartões, também afeta significativamente a população, gerando prejuízos financeiros e sociais.

Prejuízos aos Consumidores

A falta de acesso aos serviços bancários durante a greve tem resultado em acúmulo de juros e multas para aqueles que não conseguem honrar seus compromissos financeiros. O Procon argumenta que essa situação é irregular e solicita ao Ministério Público que determine medidas para proteger os direitos dos consumidores. A representação inclui a solicitação de suspensão de cobranças de juros e multas durante o período da greve, além da prorrogação dos vencimentos de títulos e contratos.

Direitos em Conflitos

O Procon reconhece o direito constitucional à greve dos trabalhadores, mas destaca que os direitos dos consumidores também devem ser respeitados. A entidade argumenta que a greve não pode causar prejuízos desproporcionais à população, comprometendo o acesso a serviços essenciais. Para registrar reclamações, o Procon de Ribeirão Preto fica na Rua Duque de Caxias, 1181, Centro, das 8h30 às 15h30.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.