CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Procon-SP registra quase doze mil queixas contra ligações de telemarketing

Índices de 2017 já são maiores que em todo 2016
queixas telemarketing
Índices de 2017 já são maiores que em todo 2016

Índices de 2017 já são maiores que em todo 2016

O incômodo das ligações de telemarketing é uma realidade para muitos brasileiros. A quantidade excessiva de chamadas em horários inconvenientes, oferecendo produtos e serviços indesejados, tem gerado muitas reclamações.

Horários Indesejados e Alta Frequência de Ligações

Receber ligações de telemarketing às 3 da manhã ou durante o jantar é algo que incomoda a maioria das pessoas. A frequência também é um problema: muitas pessoas relatam receber diversas ligações em um único dia, de diferentes empresas, muitas vezes oferecendo produtos de instituições financeiras das quais sequer são clientes.

Números alarmantes e busca por solução

De janeiro a agosto de 2023, o Procon-SP registrou quase 12 mil queixas contra ligações de telemarketing, um número 13% superior ao total de 2016. Esse aumento significativo demonstra a gravidade do problema. Um advogado relata ter recebido 11 ligações em um único dia, todas de bancos dos quais não era cliente.

Apesar de existir uma legislação que regulamenta as ligações de telemarketing, definindo horários e limites, a prática ainda persiste de forma abusiva. Para quem deseja se proteger, o Procon-SP oferece um serviço de bloqueio de telemarketing em seu site (www.proconsp.gov.br). O cadastro é simples, mas pode levar até 30 dias para surtir efeito. Caso o problema persista após o cadastro, é possível registrar uma queixa no próprio site. Mais de 1,5 milhões de pessoas já utilizaram o serviço, que é válido para telefones com DDD de São Paulo.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.