Sec. da Saúde avalia reativação do Polo Covid ou criação de um polo específico devido o aumento dos atendimentos
Nesta quinta-feira (30), Ribeirão Preto enfrenta um aumento significativo na procura por atendimento médico devido a sintomas gripais. Em apenas dois dias, houve um aumento de 40% nos atendimentos em unidades de saúde da cidade.
Aumento de Casos e Nova Variante
A Secretaria Municipal da Saúde confirmou seis novos casos da variante Ômicron e seis casos da influenza H3N2. Esse aumento na demanda levou a secretaria a avaliar a possibilidade de reativar o polo Covid-19, ou criar um polo específico para síndromes gripais, a fim de agilizar a coleta de exames e o atendimento aos pacientes.
Sintomas e Diferenças entre Influenza e Covid-19
O médico infectologista Fernando Crivelente explica que a influenza apresenta sintomas mais fortes e abruptos no início, com febre alta, dor no corpo e tosse intensa. Já a Covid-19 tende a ser mais progressiva, com sintomas leves que se intensificam gradualmente. A secretaria alerta a população para evitar a compra desnecessária de antivirais, reservando-os para os grupos de risco.
Leia também
Transmissão Comunitária
Na quarta-feira (29), a Secretaria da Saúde confirmou a transmissão comunitária da variante Ômicron da Covid-19 e a circulação da cepa H3N2 da gripe. Com isso, o número de infectados pela nova variante do coronavírus subiu para sete, sendo que três desses casos não tiveram contato com viajantes ou outros infectados, confirmando a transmissão comunitária em Ribeirão Preto.


