CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Procura por reprodução assistida diminui durante a pandemia

Ana Carolina Moreto de 43 anos precisou adiar o sonho de ser mãe por conta do novo coronavírus
reprodução assistida
Ana Carolina Moreto de 43 anos precisou adiar o sonho de ser mãe por conta do novo coronavírus

Ana Carolina Moreto de 43 anos precisou adiar o sonho de ser mãe por conta do novo coronavírus

A pandemia do novo coronavírus impactou diversos setores, e a reprodução assistida não ficou de fora. Em Ribeirão Preto, a procura por esses procedimentos caiu significativamente.

Adiamento dos Sonhos

Ana Carolina Moreto, 43 anos, teve que adiar o sonho da maternidade devido à pandemia. Após quase 10 anos tentando engravidar com a ajuda de fertilização artificial, ela e o marido precisaram interromper o processo. Com o avanço da Covid-19, a Anvisa recomendou a suspensão de procedimentos de fertilização in vitro, levando muitos casais a postergarem seus planos.

Impacto na Reprodução Assistida

O médico Anderson Sanches de Melo relata uma queda de cerca de 70% nos atendimentos em sua clínica desde abril. A insegurança quanto ao futuro da gravidez, o medo do impacto econômico da pandemia e as recomendações da Anvisa contribuíram para essa redução. Este cenário contrasta com o crescimento observado nos anos anteriores, com 44 mil ciclos de fertilização realizados em 2019 no Brasil, segundo dados da Anvisa. Ribeirão Preto, com sete centros especializados, é um dos municípios do interior de São Paulo mais afetados, considerando que o estado concentra 48% dos procedimentos.

Esperança e Perspectivas

Apesar das dificuldades, a presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida, Dra. Itomi Nicagawa, destaca que as recomendações da Anvisa visaram preservar a saúde pública. Entretanto, há exceções, como pacientes em fim de vida reprodutiva com baixa disponibilidade de óvulos ou aquelas com câncer prestes a iniciar tratamentos que podem causar infertilidade. Para os demais casais, a mensagem é de perseverança e esperança, lembrando que a busca pela maternidade deve continuar, mesmo com os desafios impostos pela pandemia.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.