CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Procuradoria pede condenação em segunda instância de Dárcy Vera

Documento foi anexado ao processo que tramita no Tribunal de Justiça no mesmo dia que ex-prefeita conseguiu habeas corpus
condenação Dárcy Vera
Documento foi anexado ao processo que tramita no Tribunal de Justiça no mesmo dia que ex-prefeita conseguiu habeas corpus

Documento foi anexado ao processo que tramita no Tribunal de Justiça no mesmo dia que ex-prefeita conseguiu habeas corpus

O Ministério Público de São Paulo pediu a condenação em segunda instância da ex-prefeita de Ribeirão Preto, Darcivera, e outros envolvidos na Operação Cevandija, especificamente no núcleo de honorários advocatícios. A solicitação foi anexada ao processo no Tribunal de Justiça na última quinta-feira, mesmo dia em que Darcivera obteve habeas corpus no STJ para recorrer em liberdade da condenação em primeira instância.

Acusação e Pedido de Aumento de Pena

Na acusação, assinada pelo procurador Lázaro Roberto de Camargo Barros, o Ministério Público solicita que o TJ mantenha a condenação da 4ª Vara Criminal de Ribeirão Preto, com aumento da pena por peculato. Darcivera e mais cinco pessoas foram condenadas por participação em esquema de propina para depósito irregular de honorários advocatícios da advogada Maria Zvelili Brandi, também ré no processo. A acusação do Gaeco aponta que Darcivera teria recebido R$ 7 milhões em propina para que a prefeitura realizasse os pagamentos. Entre os condenados em primeira instância estão os advogados Sandro Rovani e André Hens, o ex-secretário Marco Antônio dos Santos e o ex-presidente do sindicato dos servidores.

Defesa e Argumentos

A defesa de Darcivera, assim como dos demais réus, alega inocência. Na apelação ao TJ, os advogados da ex-prefeita pedem a nulidade das provas, alegando que foram levantadas por órgãos de primeira instância, enquanto Darcivera, como prefeita na época, deveria ter sido investigada por órgãos superiores. A defesa também solicita a absolvição dos crimes pelos quais Darcivera foi condenada em primeira instância.

Desdobramentos do Caso

O caso demonstra a complexidade das investigações e o longo caminho percorrido na justiça. A decisão do TJ sobre o pedido do Ministério Público definirá o futuro de Darcivera e dos demais envolvidos, impactando significativamente a esfera política e jurídica de Ribeirão Preto.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.