Número é 17% maior comparado ao último período de colheita; soja deve atingir produção recorde de 154 milhões de toneladas
Safra recorde de grãos no Brasil
A safra brasileira de grãos 2022-2023 deve alcançar 317 milhões de toneladas, representando um crescimento de 17% em comparação à safra anterior (2021-2022). De acordo com o décimo levantamento divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), esse resultado positivo é impulsionado principalmente pelo excelente desempenho das lavouras de milho e pelo aumento da área plantada com trigo.
Destaque para soja e milho
A produção de soja deve atingir um recorde de 154 milhões de toneladas, enquanto a produção de milho está projetada em 127 milhões de toneladas, considerando as três safras. Esse volume é significativamente superior aos resultados da safra passada. Além disso, culturas como algodão e feijão também registraram aumento na produção.
Cenário de exportações e área plantada
O aumento na produção e na área plantada de milho, aliado à maior demanda internacional, deve resultar em um crescimento nas exportações desse cereal em 2023. Houve expansão na área plantada de soja, milho e trigo. Por outro lado, culturas como arroz e alguns cultivos de inverno apresentaram redução na produção em relação à safra anterior. Para mais detalhes, acesse o site da Conab: www.coneb.gov.br.
Leia também
Os números expressivos da safra brasileira de grãos demonstram a força do agronegócio nacional e suas perspectivas positivas para o ano de 2023, impulsionando as exportações e contribuindo para a economia do país.