CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Produção das usinas aumenta na primeira quinzena do ano

Alta no processamento foi de 50% em relação ao mesmo período de 2015, segundo a Única
Produção usinas aumenta
Alta no processamento foi de 50% em relação ao mesmo período de 2015, segundo a Única

Alta no processamento foi de 50% em relação ao mesmo período de 2015, segundo a Única

As usinas de cana-de-açúcar do centro-sul do Brasil registraram um aumento significativo no processamento na primeira quinzena de janeiro, superando em 49,15% o volume registrado no mesmo período de 2015. Os dados foram divulgados pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA).

Atraso na Colheita Impulsiona Números de Janeiro

Antônio Eduardo Tonielo Filho, presidente do Centro das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (CEISE Br), explica que o aumento expressivo na produção da primeira quinzena de janeiro reflete, em parte, o atraso nas colheitas devido às fortes chuvas no final do ano anterior. “As chuvas intensas durante a safra atrasaram o fim da moagem, fazendo com que muitas usinas entrassem em janeiro para finalizar o processo”, afirma Tonielo Filho.

Impacto das Chuvas na Qualidade da Cana

A qualidade da cana colhida influencia diretamente a destinação da matéria-prima nas usinas. Segundo Tonielo Filho, a concentração de açúcar na cana diminui consideravelmente com a chuva, o que leva à priorização da produção de etanol, que é mais viável quando a cana possui menor teor de açúcar. José Carlos de Lima Júnior, especialista em agronegócio, complementa que o processo de mecanização da cana também pode alterar a qualidade da matéria-prima, resultando em perdas de produtividade.

Perspectivas para o Setor em 2016

Apesar do atraso na colheita, as usinas sucroalcooleiras vislumbram um cenário de recuperação para o setor em 2016. A expectativa é que a produtividade agrícola retorne aos níveis de anos anteriores, impulsionada pela melhora nos preços do etanol e do açúcar. A produção total de etanol na safra 2015-2016 atingiu 27,264 bilhões de litros, um aumento de 4,92% em relação ao ciclo anterior. Já a produção de açúcar alcançou 30,59 milhões de toneladas, um volume 4,29% menor em comparação com a safra passada.

O setor sucroenergético demonstra resiliência e otimismo, buscando superar os desafios e aproveitar as oportunidades para um futuro mais promissor.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.