CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Produção de açúcar aumenta 5,63% nos últimos 15 dias de junho deste ano

Número é reflexo da matéria-prima destinada à fabricação do adoçante; ouça detalhes no 'Giro do Agro' com a Gleice Lira
produção de açúcar
Número é reflexo da matéria-prima destinada à fabricação do adoçante; ouça detalhes no 'Giro do Agro' com a Gleice Lira

Número é reflexo da matéria-prima destinada à fabricação do adoçante; ouça detalhes no ‘Giro do Agro’ com a Gleice Lira

Cana-de-açúcar: produção de açúcar e etanol em alta

Dados recentes da segunda quinzena de junho apontam um aumento na produção de açúcar e etanol. 47,56% da cana-de-açúcar foi destinada à produção de açúcar, resultado próximo ao registrado em 2022 (47,39%). Essa maior proporção de matéria-prima direcionada ao açúcar elevou a produção do adoçante em 5,63%, atingindo 2,89 milhões de toneladas, contra 2,74 milhões de toneladas no mesmo período do ano anterior.

Etanol: produção e tipos

No que tange à produção de etanol, foram registrados 2,08 bilhões de litros na segunda quinzena de junho. Desse total, 858 milhões de litros correspondem ao etanol anidro, mostrando um crescimento de 43,88% em comparação com o mesmo período da safra passada. Já o etanol hidratado somou 1,22 bilhão de litros. Vale destacar que 118,56 milhões de litros de biocombustível tiveram como matéria-prima o milho.

Acumulado da Safra 2021-2022: açúcar e etanol

Considerando o acumulado da safra 2021-2022 até 1º de julho, a produção de açúcar atingiu 12,26 milhões de toneladas, um valor inferior aos 13,35 milhões de toneladas registrados na mesma data do ciclo anterior. A produção acumulada de etanol alcançou 1,63 bilhões de litros, sendo 3,42 bilhões de litros de etanol anidro e 6,21 bilhões de litros de etanol hidratado. Neste acumulado, 714,99 milhões de litros de biocombustível foram derivados do milho.

Em resumo, observa-se um cenário positivo na produção de açúcar e etanol na segunda quinzena de junho, com crescimento significativo em relação ao mesmo período do ano anterior. No entanto, o acumulado da safra demonstra uma produção de açúcar ligeiramente menor em comparação com o ciclo anterior. A utilização do milho como matéria-prima para a produção de etanol também se destaca nos dados apresentados.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.