Queda na safra é explicada pelos baixos volumes de chuva, consequência do fenômeno La Niña. Clique e confira no ‘Giro do Agro’
Safra de Cana-de-açúcar em São Paulo deve cair 5%
A produção de cana-de-açúcar em São Paulo deve registrar uma queda de 5% na safra atual. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), os baixos índices de chuva, resultado do fenômeno La Niña, são os principais responsáveis pela redução. Além disso, a diminuição da área plantada, motivada pela concorrência com cultivos de soja e milho, também contribui para a queda na produção.
Redução na produção de açúcar e etanol
A Conab estima uma redução de 6% no volume de açúcar produzido em São Paulo. Já para o etanol, a queda projetada é ainda maior, atingindo 9,53%, o equivalente a 10 bilhões de litros. Apesar das dificuldades climáticas, o presidente da FAESP (Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo), Fábio de Salles Meirelles, destaca que os produtores paulistas continuam investindo em produtividade.
Impactos no consumidor ainda são incertos
Ainda não há estimativas sobre como a redução na produção de cana-de-açúcar impactará os preços para o consumidor final. Especialistas ainda analisam as possíveis consequências dessa queda na oferta.
Leia também
A previsão de queda na produção de cana-de-açúcar em São Paulo levanta preocupações sobre o abastecimento e os preços de açúcar e etanol nos próximos meses. A situação reforça a importância da busca por soluções para garantir a sustentabilidade do setor, considerando os desafios climáticos e a concorrência com outras culturas agrícolas.