CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Produção de etanol hidratado fecha dezembro com aumento

Crescimento foi de 25%, segundo União das Indústrias de Cana de Açúcar; preços em postos estão mais atrativos
etanol hidratado
Crescimento foi de 25%, segundo União das Indústrias de Cana de Açúcar; preços em postos estão mais atrativos

Crescimento foi de 25%, segundo União das Indústrias de Cana de Açúcar; preços em postos estão mais atrativos

O volume de etanol hidratado comercializado na região Centro-Sul do Brasil na segunda quinzena de dezembro de 2018 atingiu a marca expressiva de 858.110.000 litros, representando um crescimento de 25% em comparação ao mesmo período de 2017. Dados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) apontam para uma mudança significativa na dinâmica do setor sucroenergético.

Mudança na Destinação da Cana

De acordo com Antônio Dipado Rodrigues, diretor técnico da UNICA, a principal razão para esse crescimento está na mudança na destinação da cana-de-açúcar. A safra de 2018 foi predominantemente alcooleira, com uma redução na produção de açúcar em aproximadamente 10 milhões de toneladas e um aumento na produção de etanol superior a 6 milhões de litros. Essa alteração estratégica impactou positivamente o mercado de combustíveis renováveis.

Competitividade do Etanol

Em pelo menos oito estados, incluindo São Paulo, o etanol hidratado se mostrou competitivo em relação à gasolina nos postos de combustíveis. O preço mais atrativo do etanol contribuiu para a escolha do consumidor final, impulsionando o consumo. Diversos fatores contribuíram para essa mudança, incluindo a política de preços da gasolina definida pela Petrobras, que passou a vincular seus preços aos valores internacionais. Apesar da redução no preço da gasolina pela Petrobras (de R$ 2,25 para R$ 1,46 por litro), o etanol manteve sua competitividade.

Perspectivas para o Primeiro Trimestre de 2019

Embora tenha havido uma queda na produção em novembro, o etanol se mantém vantajoso em relação à gasolina, mesmo no período de entressafra. A UNICA estima que as oscilações de preços não serão significativas nos próximos meses. A produção do primeiro trimestre de 2019 dependerá das condições climáticas. As chuvas abaixo da média histórica em dezembro podem afetar o plantio e o desenvolvimento da cana. Apesar disso, a UNICA prevê que, a partir de abril, a produção se manterá majoritariamente alcooleira na região Centro-Sul.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.