Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Marisa Fernandes
O clima seco e as altas temperaturas têm impactado a produção de ovos, refletindo diretamente no bolso do consumidor. Supermercados já registram aumentos significativos nos preços, com alguns relatando um aumento de até 30% em apenas uma semana.
Impacto do Calor na Produção de Ovos
O principal motivo para a alta dos preços é a escassez de ovos no mercado, causada pelas condições climáticas adversas. Em dias de calor intenso, a temperatura nas granjas pode ultrapassar os 40°C, quase o dobro do ideal para as galinhas. Esse calor extremo afeta o apetite das aves, resultando em uma menor produção de ovos. Além disso, a mortalidade das galinhas também aumentou consideravelmente.
Efeitos no Frango de Corte
A situação também afeta a produção de frango de corte. Segundo a Associação dos Avicultores de São Paulo, os frangos estão, em média, 20 gramas mais magros e a taxa de mortalidade precoce aumentou em 2%. O calor intenso prejudica o desenvolvimento dos animais, impactando a qualidade e a quantidade da produção.
Leia também
Perspectivas Futuras
Um pesquisador da USP (Universidade de São Paulo) aponta que os efeitos do calor intenso na produção serão sentidos a longo prazo, com reflexos na produção do segundo semestre e possivelmente no ano seguinte. Mesmo com a chegada da chuva, a recuperação da produção de ovos pode levar tempo, pois as galinhas precisam se recuperar do desgaste causado pelo calor.
Apesar da expectativa por melhorias com a chegada das chuvas, não se espera uma redução imediata nos preços dos ovos nos supermercados.



