De janeiro a março deste ano, 977 milhões de dúzias de ovos foram produzidas; confira os destaques do Giro do Agro
Produção de Ovos no Brasil: Queda na Produção em 2022
O Giro do Agro, em parceria com a Copercana, divulgou dados do IBGE sobre a produção de ovos de galinha no primeiro trimestre de 2022. Foram produzidas 977 milhões de dúzias, representando uma queda de 2% em relação ao mesmo período de 2021 e 2,5% em comparação ao último trimestre de 2021.
Análise Regional: Resultados Divergentes
Apesar da retração nacional, o resultado representa o segundo melhor desempenho para um primeiro trimestre desde 1997. A redução de 19 milhões de dúzias em relação ao primeiro trimestre de 2021 foi influenciada por quedas em 15 estados. São Paulo (-7 milhões), Espírito Santo (-5 milhões), Goiás, Rio Grande do Sul e Amazonas registraram as maiores reduções. Por outro lado, o Ceará (+2 milhões) e Mato Grosso (+1 milhão) apresentaram crescimento na produção.
Perspectivas Futuras
Os dados do IBGE apontam para uma complexa realidade no setor avícola brasileiro, com variações significativas na produção entre os estados. Acompanhar a evolução desses números será crucial para entender as tendências do mercado e as estratégias de produção para os próximos trimestres.