CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Produção de peixes tem previsão de crescimento anual

Ouça a coluna 'CBN Agronegócio', com José Carlos de Lima Júnior
Produção de peixes
Ouça a coluna 'CBN Agronegócio', com José Carlos de Lima Júnior

Ouça a coluna ‘CBN Agronegócio’, com José Carlos de Lima Júnior

A produção de peixes no Brasil registrou crescimento entre 4% e 5% em 12 meses, segundo dados do Valor Econômico, apresentados no programa CBN Agronegócio.

Desafios da Piscicultura Brasileira

Apesar do Brasil possuir vastas reservas hídricas, a piscicultura enfrenta obstáculos. A falta de políticas de fomento compromete o setor, resultando em preços absurdos, como o de uma tilápia próxima à de um salmão importado. A ausência de políticas efetivas inibe a produção e direciona a produção para peixes de alto valor, deixando de atender o mercado interno com preços acessíveis.

Investimento e Tecnologia na Piscicultura

Apesar dos desafios, há investimentos em pesquisa e tecnologia, com o desenvolvimento de espécies exóticas como tambaqui e pirarucu. Empresas inovadoras exportam seus produtos, como uma empresa na Bahia que envia filés frescos para o mercado americano em apenas 15 horas. Esse sucesso se deve à proximidade com o aeroporto internacional de Recife, permitindo o uso de aviões fretados. Entretanto, essa tecnologia não é amplamente utilizada no mercado interno brasileiro.

Potencial e Perspectivas

A piscicultura apresenta um grande potencial de crescimento no Brasil, impulsionando outros setores como a produção de rações e gerando empregos. A utilização eficiente das vastas reservas hídricas brasileiras, de forma sustentável e responsável, é crucial para o desenvolvimento econômico do país. Entretanto, a falta de comunicação entre as instituições governamentais e a burocracia na concessão de autorizações para o uso da água são entraves a serem superados.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.