Produtividade elevada contribui para queda no preço de verduras e legumes nos mercados
O Giro do Agro, com o oferecimento da Co-percana, referência em cooperativismo, e o apoio do Sicob Credi, convida você a investir em RDC e LCA com quem entende do assunto. Daniel Olinta traz as principais notícias do agro nesta segunda-feira para a CBN Ribeirão.
Queda nos Preços de Alimentos
Uma boa notícia para começar a semana: quem passou pelos varejões, sacolões e supermercados deve ter notado uma queda nos preços de alguns alimentos. Essa redução é resultado da safra, da sazonalidade e das condições climáticas favoráveis.
A batata inglesa, por exemplo, teve uma queda de 21%, o brócolis quase 10%, o repolho 3,72%, seguido da cenoura 3,65% e a couve 3,31% de redução. No entanto, a abobrinha ficou mais cara, com um aumento de quase 46%.
Leia também
Fatores Climáticos e a Oferta de Vegetais
A economista Paula Velho explica que o clima favorável foi determinante para a queda nos preços. “Tivemos um clima bastante favorável para a maioria desses vegetais, desses itens. Chuvas bem distribuídas e um pouco de frio ajudaram a maioria deles. Isso resultou em uma oferta abundante e uma demanda relativamente estável, o que causou a queda nos preços.”
A Abobrinha e a Substituição Inteligente
A abobrinha, por outro lado, precisa de mais calor para produzir. “Como tivemos dias frios um pouco acima da média em várias regiões produtoras, a oferta diminuiu e o preço subiu”, explica Paula Velho. A economista sugere que os consumidores fiquem atentos aos preços e considerem substituir os itens mais caros por alternativas mais acessíveis.
Estar atento aos preços e fazer substituições inteligentes pode ajudar a economizar e a evitar grandes variações nos preços dos alimentos.