Número é 1,7% inferior ao mesmo período do ano passado; ouça a coluna ‘Giro do Agro’ com Andrielly Ferro
Mercado de Trabalho em Crescimento
O mercado de trabalho apresentou resultados positivos em abril, com a geração de 197 mil novos empregos, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Apesar de um crescimento menor em comparação com abril de 2021 (período de forte retomada pós-pandemia), o saldo representa um aumento de 0,48% em relação a março. De janeiro a abril, o saldo positivo foi de 770.500 empregos, 3,6% abaixo do mesmo período de 2021. Essa redução é atribuída à base de comparação, uma vez que 2021 registrou um ritmo de contratações mais acelerado devido à recuperação econômica pós-pandemia.
Setores com Destaque
O setor de serviços foi o grande destaque, responsável pela criação de 117 mil vagas, impulsionado principalmente pelas áreas de TI, informação, comunicação, e atividades financeiras, imobiliárias e administrativas. O comércio contribuiu com 29 mil novas vagas, seguido pela indústria (26 mil) e construção (25.300). É importante notar que, diferentemente de março, todas as regiões do país registraram saldo positivo de empregos em abril.
Desempenho Regional
São Paulo liderou o ranking de geração de empregos, com 58 mil novas vagas (73% do total nacional). Minas Gerais e Rio de Janeiro também apresentaram bons resultados, com 20 mil e 22 mil vagas criadas, respectivamente. O setor de serviços também se destacou na contratação de trabalhadores em regime intermitente e parcial, com contratos de 30 ou 26 horas semanais, com possibilidade de acréscimo de até 6 horas.
Leia também
O desempenho positivo do setor de serviços, em todas as regiões, indica uma tendência de crescimento sustentado, impulsionado pela incorporação de novas tecnologias. A análise demonstra a força da economia, com destaque para a geração de empregos em diversos setores e regiões do país, sinalizando um cenário promissor para o mercado de trabalho.