CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Produtos típicos do período da Páscoa registram maior alta de preços desde 2016

Chocolate é o que mais pesa no bolso com uma média de aumento de 14%; apesar do preço vendas cresceram neste ano
preços de páscoa
Chocolate é o que mais pesa no bolso com uma média de aumento de 14%; apesar do preço vendas cresceram neste ano

Chocolate é o que mais pesa no bolso com uma média de aumento de 14%; apesar do preço vendas cresceram neste ano

Menos de 15 dias para a Páscoa e as lojas de doces e peixarias de Ribeirão Preto estão registrando um aumento significativo no movimento. Mas quem ainda não comprou seus produtos típicos precisa se preparar: os preços estão em alta, com o chocolate liderando a disparada, registrando o maior aumento desde 2016.

Chocolate e Doçuras: Preços em Alta

Pamela Silva, confeiteira da região, confirmou o impacto do aumento de preços. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a média de alta chegou a 14%. Apesar do desafio representado pelo aumento dos custos, Pamela se mantém otimista em relação às vendas: “Está um pouquinho puxado em relação aos anos anteriores e subiu bastante o valor do chocolate. A gente está num desafio, aí tem que repassar esse valor nos produtos. Nossa expectativa é de ter um aumento nas vendas em relação ao ano passado, mesmo porque o ano passado eu ainda não tinha uma loja física, eu trabalhava em casa e eu faturei muito. Então esse ano a gente quer faturar muito mais e ter muito mais resultado nessa Páscoa.”

Peixes: Aumento Moderado e Boa Procura

No setor de peixarias, a situação é um pouco diferente. Os preços também subiram, porém, em menor escala que a inflação, com reajustes pontuais ao longo do ano. O comerciante Oswaldo Galo destaca o crescimento da procura, principalmente na Semana Santa: “Normalmente todo começo de Quaresma é muito bom devido ao tradicionalismo dos católicos, realmente ao longo da Quaresma o pessoal quebra essa tradição e aí o movimento das peixarias vai melhorar lá na Semana Santa, onde o pessoal tenta voltar pra tradição de comer o peixe. Nós tivemos alguns problemas principalmente nos produtos importados, bacalhau, salmão, os peixes nacionais, eles vêm mantendo um preço razoável. Então a alternativa para o consumidor é vir pros nossos peixes. A tilápia, a sardinha, a curimba, a curvina que ainda estão num preço bastante razoável.”

Dicas para o Consumidor

Tanto para chocolates quanto para peixes, a recomendação é pesquisar preços antes de comprar, garantindo a melhor relação custo-benefício. Com planejamento, é possível aproveitar as festividades sem comprometer o orçamento.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.