Quase um milhão de estudantes se inscreveu para fazer o exame no estado de São Paulo
Neste domingo, acontece a segunda fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com cerca de seis milhões de estudantes inscritos em todo o país, sendo 910 mil apenas no estado de São Paulo. A prova, que pode garantir uma vaga em diversas universidades públicas, exige dos candidatos uma preparação adequada, mas também serenidade nos momentos que antecedem a avaliação.
Dicas para os últimos dias antes da prova
A recomendação de especialistas é que, a essa altura, o foco não esteja mais em estudar novos conteúdos, mas sim em revisar o que já foi aprendido e, principalmente, em relaxar. Afinal, o Enem avalia todo o aprendizado do ensino básico, e não apenas o conhecimento adquirido nos dias que antecedem a prova. A calma e a tranquilidade são fundamentais para um bom desempenho.
A prova de Matemática e Ciências da Natureza
O segundo domingo do Enem é considerado por muitos como o mais desafiador, por conter as disciplinas de Matemática e Ciências da Natureza. Uma estratégia eficiente é administrar o tempo, lendo todas as questões e respondendo primeiro às mais fáceis e médias, deixando as mais difíceis para o final. Vale lembrar que o Enem utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que atribui pesos diferentes às questões, valorizando mais as questões fáceis e médias, mesmo que as difíceis sejam acertadas.
Leia também
Orientações e informações importantes
Para os estudantes que apresentarem sintomas de Covid-19 antes, na véspera ou no dia da prova, o Inep disponibilizou canais de atendimento para solicitar remarcação. No site do Enem, há informações sobre como protocolar um laudo médico em caso de sintomas antes do dia da prova. Já para aqueles com sintomas na véspera ou no dia, um número 0800 estará disponível para avaliação e possível remarcação da prova para fevereiro. Em Ribeirão Preto, mais de 16 mil estudantes estão inscritos para o exame. Desejamos boa sorte a todos os candidatos!



