Doutor Rodrigo Jorge fez parte da equipe multidisciplinar que realizou o primeiro procedimento com a tecnologia na região
O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto realizou uma cirurgia inédita na região: o tratamento de melanoma ocular com uma placa radioativa. O procedimento, fruto de uma parceria entre médicos do HC e da Universidade de Miami, representa um avanço significativo no tratamento do câncer de olho.
Procedimento e Custo
A cirurgia consiste no posicionamento de uma placa de rutênio radioativo sobre o olho, emitindo radiação que destrói o tumor interno. Essa técnica, eficaz para tumores de até 6 a 7 milímetros, é um tratamento gratuito para pacientes do SUS, um alívio considerável, já que tratamentos similares em clínicas particulares podem custar até R$ 50.000.
Diagnóstico e Recuperação
O melanoma ocular, em estágios iniciais, apresenta poucos sintomas. À medida que cresce, pode causar a visão de pontos luminosos ou moscas volantes, e, em casos mais avançados, descolamento da retina e perda de visão. O tratamento com a placa radioativa, que permanece no olho por 24 a 72 horas dependendo do tamanho do tumor, visa preservar a visão, o globo ocular e a vida do paciente. A recuperação pode levar meses, com a possibilidade de recuperação parcial ou total da visão, dependendo do caso. Anteriormente, a única opção era a remoção do globo ocular.
Leia também
Parceria e Impacto
A parceria com a oftalmologista Dra. Azélha Corrêa, da Universidade de Miami, foi fundamental para a implementação do procedimento. Estudos mostram que a radioterapia com placa tem a mesma eficácia que a remoção do olho, mas com a vantagem de preservar o globo ocular e oferecer chances de recuperação visual. O Hospital das Clínicas, com o apoio do Pronon (Programa Nacional de Atenção Integral às Condições Oftalmológicas), já realizou várias cirurgias e atende pacientes de todo o Brasil via SUS, oferecendo esperança e qualidade de vida a pacientes com melanoma ocular e retinoblastoma.



