CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Professor titular da Fiocruz explica aumento na taxa de retransmissão da covid em Ribeirão

Cidade possui maior RT em todo o estado de São Paulo; ouça a entrevista com Rodrigo Stabile!
aumento casos covid
Cidade possui maior RT em todo o estado de São Paulo; ouça a entrevista com Rodrigo Stabile!

Cidade possui maior RT em todo o estado de São Paulo; ouça a entrevista com Rodrigo Stabile!

Ribeirão Preto lidera ranking de taxa de transmissão da Covid-19 em estudo de universidades paulistas

Taxa de retransmissão e seus riscos

Um estudo conjunto de universidades paulistas, incluindo USP, Unesp e Fapesp, revelou que Ribeirão Preto apresenta a maior taxa de retransmissão do novo coronavírus, com média de 1,86. Segundo o professor Rodrigo Stable, da Fundação Oswaldo Cruz, isso significa que 100 pessoas infectadas podem transmitir o vírus para 186 outras. Uma taxa acima de 1 indica transmissão disseminada e descontrolada.

Aumento de casos e internações

Embora o aumento de casos em Ribeirão Preto seja significativo, o número de internações permanece estável, em torno de 40 a 47 pessoas. O professor Stable explica que isso se deve ao baixo índice de agravamento da doença (cerca de 10%), mas alerta que o aumento de internações e óbitos deve ser observado nas próximas três a quatro semanas, como consequência do crescimento da taxa de transmissão.

Comportamento da população e medidas de prevenção

A oscilação na taxa de transmissão, com quedas e aumentos subsequentes, é característica de doenças transmissíveis, mas é potencializada pelo comportamento da população. O cansaço com a pandemia e a acomodação diante de sintomas leves levam ao relaxamento das medidas de prevenção, como distanciamento físico e uso de máscaras. A redução de leitos de UTI para pacientes com Covid-19, embora justificada pela necessidade de atendimento a outras doenças, representa um risco caso haja um novo aumento significativo de casos. A chegada da vacina traz esperança, mas a eficácia depende do tempo de ação e resposta imunológica, reforçando a importância da manutenção das medidas preventivas até que a imunização em massa seja alcançada. O alerta é para que a população não relaxe os cuidados, mantendo o distanciamento físico, o uso de máscaras e a higienização das mãos para evitar um aumento ainda maior de casos e a sobrecarga do sistema de saúde.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.