CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Professora intérprete de libras da Rede Municipal cria projeto para promover inclusão em sala de aula

Michelle Dinamarco, comenta a iniciativa que oferece aulas de libras semanalmente para o estudantes; entenda mais!
Professora intérprete de libras da Rede
Michelle Dinamarco, comenta a iniciativa que oferece aulas de libras semanalmente para o estudantes; entenda mais!

Michelle Dinamarco, comenta a iniciativa que oferece aulas de libras semanalmente para o estudantes; entenda mais!

Michelle Dinamarco, professora intérprete de Libras na rede municipal de ensino de Ribeirão Preto, Professora intérprete de libras da Rede, criou um projeto para promover a inclusão de uma aluna surda, Lavínia, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Elisa Dupock. O projeto, que já dura mais de um ano, oferece aulas semanais de Libras para os alunos do quarto e quinto ano, com o objetivo de facilitar a comunicação entre eles e Lavínia.

Inclusão e comunicação em sala de aula

O projeto surgiu após a chegada de Lavínia à escola, quando os colegas tentavam se comunicar de forma inadequada, o que causava estresse na aluna. Para resolver essa situação, Michelle e a professora regente passaram a ministrar aulas de Libras para a turma, para que os alunos pudessem ensinar os demais colegas e se comunicar melhor com Lavínia durante os intervalos e fora da sala de aula.

Desenvolvimento dos alunos e protagonismo da aluna surda: Os alunos demonstraram interesse em aprender Libras não apenas para se comunicar com Lavínia, mas também para usar a língua em outras situações, como no futuro ambiente de trabalho. Lavínia, como protagonista do seu aprendizado, ganhou autonomia para se comunicar com os colegas sem depender da professora intérprete. Essa troca também contribuiu para o avanço pedagógico da aluna, que está aprendendo simultaneamente Libras e a língua portuguesa.

Uso da Libras no cotidiano escolar: Além das aulas semanais, os alunos praticam Libras em outras disciplinas, com o apoio da professora regente, que também se dedica a conversar com Lavínia na língua de sinais. Durante as aulas, há momentos específicos para comunicação exclusivamente em Libras, o que ajuda a manter a fluência dos estudantes.

Reconhecimento e perspectivas para o projeto

O projeto foi inscrito no concurso cultural Boas Práticas na Educação, promovido pelo Fórum de Ação do Instituto EP, que abrange o estado de São Paulo e o sul de Minas Gerais. Michelle destacou a importância de levar a Libras para a sala de aula como uma forma de humanizar as relações e promover a inclusão. O projeto segue para o sexto ano com a turma, e há expectativa de expandir a aprendizagem da língua para mais alunos.

Informações adicionais

O projeto evidencia a importância da inclusão escolar e do ensino da Libras para promover a comunicação e o respeito à cultura surda. A iniciativa também mostra como a aprendizagem colaborativa pode beneficiar tanto alunos ouvintes quanto surdos.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.