Aulas de saúde e direito por meio de lives visam democratizar acesso a informação acadêmica
Em meio à pandemia de novo coronavírus, a desinformação proliferou, especialmente nas redes sociais. Para combater isso, professores da USP de Ribeirão Preto criaram aulas online gratuitas sobre saúde e direito.
Direito em Tempos de Pandemia
Luciana Romano-Morillas, professora da Faculdade de Economia da USP, sentia falta da interação informal com os alunos. Aulas virtuais surgiram como forma de manter o diálogo e discutir leis, políticas e história, respondendo dúvidas frequentes dos alunos sobre assuntos do cotidiano. O objetivo é democratizar o acesso ao conhecimento jurídico, abordando temas importantes do dia a dia.
Combate à Desinformação na Área da Saúde
A Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP também utiliza as redes sociais para disseminar informações corretas, combatendo notícias falsas sobre medicamentos, cura e prevenção da Covid-19. A professora Carolina Aires destaca a responsabilidade cívica dos docentes em esclarecer conceitos básicos, muitas vezes distorcidos pela desinformação online. Vídeos explicativos, como o que desmistifica a ideia de que pessoas curadas da Covid-19 não transmitem mais o vírus, são disponibilizados nas redes sociais da faculdade (Instagram e Facebook).
Leia também
Importância da Informação Online
Apesar de ser um veículo de desinformação, a internet também se mostra uma ferramenta poderosa para o esclarecimento de dúvidas e a disseminação de informações precisas. As iniciativas de professores da USP demonstram o compromisso com a educação e o combate à desinformação em tempos de pandemia, utilizando as plataformas digitais para levar conhecimento e tranquilidade à população.



