CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Profissionais da saúde de Ribeirão temem onda de contágio da Covid-19 com aglomerações durante o Carnaval

Dados divulgados pelo HC e pela Sec. da Saúde mostram que a cidade chegou a registrar 166 mortes pela doença neste ano
Covid-19 Carnaval
Dados divulgados pelo HC e pela Sec. da Saúde mostram que a cidade chegou a registrar 166 mortes pela doença neste ano

Dados divulgados pelo HC e pela Sec. da Saúde mostram que a cidade chegou a registrar 166 mortes pela doença neste ano

Ribeirão Preto registra aumento de mortes por Covid-19, principalmente entre idosos e não vacinados

Novo pico da pandemia e alerta para as aglomerações

Médicos e infectologistas de Ribeirão Preto alertaram para um novo aumento de casos e mortes por Covid-19 na cidade, principalmente entre idosos e pessoas com comorbidades. A preocupação se concentra nos reflexos das aglomerações de fim de ano e Carnaval, que ainda se refletem nos números atuais. O Hospital das Clínicas (HC) e a Prefeitura divulgaram dados alarmantes: 166 mortes por Covid-19 só em 2023, um aumento de mais de 17 óbitos em relação à segunda-feira passada.

Impacto da vacinação e novas variantes

O coordenador da unidade de tratamento de doenças infecciosas do HC, Benedito Lopes da Fonseca, destacou a importância da vacinação. Apesar da variante Ômicron causar doença menos grave na população em geral, ela pode desestabilizar condições crônicas em idosos, levando ao óbito. A análise dos dados de óbitos mostrou que 39 pessoas mortas não estavam vacinadas, 11 tinham apenas a primeira dose, 44 tinham duas doses, 68 três doses, e em quatro casos não havia informações sobre a vacinação. O Dr. Fonseca enfatizou que duas doses reduzem o risco de internação em 10 vezes, e três doses em 100 vezes. A Covid longa também é mais grave e prolongada em não vacinados.

Recomendações e quarta dose

O especialista reforçou a necessidade da quarta dose da vacina, principalmente para imunossuprimidos e idosos, baseado em estudos de Israel que demonstraram menor gravidade da doença em quem tomou três doses. A recomendação é seguir as orientações das autoridades de saúde e evitar aglomerações. Diversos eventos de Carnaval já foram cancelados em São Paulo e outros estados. Em Ribeirão Preto, a quarta dose já está sendo aplicada em grupos prioritários.

Em resumo, a situação em Ribeirão Preto exige cautela. A combinação de um novo pico da pandemia, a persistência da Covid-19 e a importância da vacinação completa reforçam a necessidade da população seguir as recomendações de saúde e evitar aglomerações para minimizar os riscos.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.