Texto foi suspenso por ministro do STF; grupo deve se reunir, nesta quarta (7), no Parque Maurílio Biagi
Nesta segunda-feira, acompanhamos dois temas relevantes na política de Ribeirão Preto. O primeiro diz respeito a um projeto de lei que visa combater o crime de receptação de fios furtados por meio da instalação de câmeras de monitoramento em ferro-velhos.
Monitoramento em Ferro-Velhos
Os vereadores Alexandre Maraca e Renato Zucolotto propuseram um projeto de lei que obriga a instalação de câmeras de segurança em estabelecimentos que comercializam ferro-velho, sucatas e produtos afins em Ribeirão Preto. As imagens gravadas deverão ficar à disposição das forças de segurança para auxiliar em investigações. O projeto prevê multa de R$ 5.000 para estabelecimentos que não cumprirem a determinação, valor que dobra em caso de reincidência. Além disso, o projeto regulamenta o horário de funcionamento desses estabelecimentos, permitindo apenas entre 6h e 19h. A proposta segue atrásra para as comissões permanentes da Câmara Municipal.
Suspensão do Piso Salarial da Enfermagem
Outro assunto abordado foi a suspensão do piso salarial da enfermagem pelo ministro Luiz Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão gerou mobilização da categoria em Ribeirão Preto, que planeja um ato no Parque Maurílio Biagi na próxima quarta-feira (7/9), às 8h da manhã, para protestar contra a suspensão. A alegação para a suspensão foi a falta de estudos de impacto financeiro que comprovem a viabilidade do piso salarial para todos os municípios brasileiros. O STF concedeu um prazo de 60 dias para que estados e municípios apresentem dados detalhados sobre os custos da nova lei. A categoria demonstra grande insatisfação, uma vez que o piso salarial era visto como uma conquista após anos de luta.
Leia também
Em resumo, a semana começou com debates acalorados sobre segurança pública e direitos trabalhistas em Ribeirão Preto, refletindo discussões nacionais importantes. Acompanharemos os desdobramentos de ambos os temas.