CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Programa “Agora tem Especialistas” busca ampliar acesso da população a consultas, exames e cirurgias

Rodrigo Stabeli explica como será a atuação deste projeto, realizado em parceria com estados e municípios
Programa “Agora tem Especialistas” busca ampliar
Rodrigo Stabeli explica como será a atuação deste projeto, realizado em parceria com estados e municípios

Rodrigo Stabeli explica como será a atuação deste projeto, realizado em parceria com estados e municípios

O governo federal lançou, Programa “Agora tem Especialistas” busca ampliar, em parceria com estados e municípios, o programa “Agora Tem Especialistas”, que tem como objetivo ampliar o acesso da população a consultas, exames e cirurgias especializadas. O anúncio foi feito em uma entrevista coletiva pelo presidente Lula.

O professor Rodrigo Estabele, Programa “Agora tem Especialistas” busca ampliar, pesquisador titular da Fiocruz, explicou que o programa busca reduzir o tempo de espera para consultas especializadas no Sistema Único de Saúde (SUS), um problema que persiste há cerca de 20 anos. Ele detalhou que o programa mobiliza toda a estrutura pública e privada de saúde do país para acelerar o atendimento, incluindo a realização de multirões de cirurgias e procedimentos em áreas desassistidas.

Na sexta-feira do lançamento, o presidente assinou uma medida provisória que autoriza o governo federal a prestar atendimento especializado complementar em apoio aos estados e municípios, sem interferir diretamente nas ações locais. O programa prevê a ampliação dos serviços tanto no setor público quanto no privado, com mecanismos como troca de dívidas por atendimento ao SUS e a expansão da telemedicina para diminuir o tempo entre consultas e exames.

Um dos focos do programa é a consolidação de uma rede pública de prevenção, diagnóstico e controle do câncer, com a entrega de aceleradores lineares para radioterapia e a redução do tempo entre diagnóstico e tratamento, especialmente em casos como o câncer de mama.

Além disso, o programa disponibilizará informações e monitoramento do atendimento por meio do aplicativo Meu SUS e da ouvidoria do SUS, permitindo maior transparência e controle pelo cidadão.

Funcionamento e implementação: O programa “Agora Tem Especialistas” envolve um investimento anual de quase R$ 10 bilhões, incluindo recursos para contratação direta, parcerias com estados e municípios e ações da Força Nacional de Saúde em áreas carentes. O governo já disponibilizou 150 carretas para multirões de cirurgias.

Rodrigo Estabele destacou que a adesão dos municípios e estados ainda está em processo, pois atos normativos necessários para formalizar a participação devem ser publicados nesta semana. Enquanto isso, municípios como Ribeirão Preto já participam do programa “Mais Especialista”, que oferece incentivos financeiros para ampliar a capacidade de atendimento especializado.

Impacto local em Ribeirão Preto

Em Ribeirão Preto, a adesão ao programa “Mais Especialista” resultou em um aumento de cerca de 30% na capacidade de atendimento municipal e estadual para consultas especializadas. Com a adesão ao “Agora Tem Especialistas”, a expectativa é zerar o tempo de espera para consultas, exames e cirurgias, contando com a participação da saúde suplementar e hospitais privados, que poderão atender pacientes do SUS, inclusive em turnos adicionais.

O programa prevê ainda a realização de multirões de cirurgias em hospitais de campanha e outras unidades, sempre em pactuação com o estado e o município, respeitando a gestão tripartite do SUS, que impede interferência direta do governo federal nos territórios locais.

Transparência e acompanhamento: O monitoramento do programa será feito pelo Ministério da Saúde e pelos próprios cidadãos, por meio do aplicativo Meu SUS e da ouvidoria do SUS, que possibilitarão o acompanhamento do andamento das consultas e procedimentos. A expectativa é que o programa traga dignidade ao atendimento e ofereça o serviço no tempo adequado para os pacientes que necessitam de atendimento especializado.

Informações adicionais

O programa “Agora Tem Especialistas” representa um esforço conjunto entre os governos federal, estaduais e municipais, além do setor privado, para enfrentar um problema histórico do SUS: o longo tempo de espera para atendimento especializado. O sucesso do programa dependerá da adesão dos entes federativos e da capacidade de articulação entre os diferentes níveis de gestão e serviços de saúde.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.