Secretário da Saúde, Maurício Godinho, destacou que “proposta é ousada”; orçamento é de R$ 2 milhões, com possível ampliação
A Prefeitura de Ribeirão Preto lançou o programa “Cuidar Bem”, com o objetivo ambicioso de zerar a fila de exames na rede pública de saúde da cidade em 120 dias. Com investimento de R$ 2 milhões, a iniciativa prevê a realização de 10 mil exames nesse período.
Parcerias e Exames Priorizados
Três hospitais – Unimed, Santa Casa e Beneficência Portuguesa – firmaram parceria com a administração municipal para viabilizar o programa. Inicialmente, serão priorizados dois tipos de exames: colonoscopias e ultrassons transvaginais, escolhidos por serem os que apresentavam maior tempo de espera e por sua importância no diagnóstico de câncer.
Implementação e Próximos Passos
A Beneficência Portuguesa será responsável por cerca de 80% dos ultrassons, enquanto a distribuição das colonoscopias será mais equilibrada entre as três instituições. Os hospitais estão preparados para iniciar os atendimentos imediatamente, com possibilidade de extensão de horários e trabalho aos finais de semana. O secretário de saúde, Maurício Godinho, afirmou que os pacientes na fila serão contatados automaticamente, mas recomenda a atualização cadastral para garantir o contato. O programa “Cuidar Bem” deve ser ampliado futuramente para incluir consultas com especialistas e atendimentos hospitalares.
Leia também
A iniciativa representa um esforço audacioso da prefeitura para enfrentar o problema das filas de espera por exames. A expectativa é que o programa melhore significativamente o acesso da população aos serviços de saúde, impactando positivamente na prevenção e tratamento de doenças.


