Serão assistidas crianças do 6º ao 9º de dez escolas municipais; coordenador de saúde mental, Marcus Vinícius Santos, explica
Ribeirão Preto lança projeto para promover saúde mental de jovens
Combate ao suicídio entre jovens
A Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto, por meio da coordenadoria de saúde mental, lançará em breve o projeto “Mais Vida”, voltado para alunos do 6º ao 9º ano do ensino médio de 10 escolas municipais. A iniciativa surge em resposta aos altos índices de suicídio e comportamentos autolesivos na cidade, que tiveram um aumento significativo durante a pandemia (40% a 45%). O projeto busca prevenir esses problemas e promover o bem-estar mental dos jovens.
Como funciona o projeto
O projeto “Mais Vida”, baseado em um modelo português bem-sucedido (“Mais Contigo”), trabalha em parceria com a Unipsycho, uma cooperativa de psicólogos de Ribeirão Preto. A abordagem envolve a comunidade escolar e familiar, incluindo pais, professores, instituições religiosas e associações de moradores. As atividades, realizadas no contraturno escolar e de forma voluntária (após consentimento dos responsáveis), incluem dinâmicas em grupo, jogos e reflexões sobre saúde mental, visando desenvolver habilidades sociais e emocionais nos adolescentes. A metodologia ativa incentiva a participação ativa dos jovens na construção do conhecimento.
Leia também
Expansão e resultados
O projeto piloto, com duração de 12 meses, começará em cinco escolas e será expandido para as outras cinco posteriormente. Os resultados serão avaliados ao longo do projeto, com o objetivo de expandir a iniciativa para outras escolas da cidade caso se mostre eficaz. A expectativa é que o projeto contribua para uma mudança cultural, incorporando o cuidado com a saúde mental à rotina dos jovens, assim como já se faz com a saúde física.



