CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Programa do Governo de SP vai apoiar e capacitar Startups paulistas para internacionalização

Dalton Marques, gerente de desenvolvimento econômico do Supera Parque, comenta a importância dessa iniciativa
Programa do Governo de SP vai
Dalton Marques, gerente de desenvolvimento econômico do Supera Parque, comenta a importância dessa iniciativa

Dalton Marques, gerente de desenvolvimento econômico do Supera Parque, comenta a importância dessa iniciativa

O governo de São Paulo lançou o programa USP Global Tech, Programa do Governo de SP vai, que visa apoiar e capacitar startups paulistas para a internacionalização. O edital foi aberto em março e oferece mentoria gratuita para até 100 startups, com o objetivo de ajudá-las a definir estratégias de entrada em mercados internacionais, selecionar países-alvo e adaptar produtos e serviços conforme as demandas locais.

Internacionalização de startups: Dalton Marks, gerente de desenvolvimento econômico do Supera Parque, explicou que startups podem nascer já com foco global, embora essa não seja a realidade da maioria. Ele destacou que o grande mercado interno brasileiro pode levar as empresas a se acomodarem, adiando a internacionalização para um momento futuro. Outros desafios incluem barreiras regulatórias, diferenças culturais e baixa fluência em línguas estrangeiras.

Suporte para startups: Segundo Marks, parques tecnológicos e incubadoras, como o Supera Parque, possuem escritórios internacionais que auxiliam startups no processo de internacionalização. Parcerias com habitats de inovação em outros países, como o Ptech em Portugal, permitem intercâmbios e acesso a consultorias locais. Além disso, órgãos de fomento como FAPESP e CNPq oferecem recursos para pesquisas em cooperação internacional.

Detalhes do programa USP Global Tech

O programa é uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e da InvestSP, agência de promoção de investimentos do governo estadual. Além da mentoria, 20 startups selecionadas poderão participar de missões internacionais em eventos como a London Tech Week (Inglaterra) e o Web Summit (Portugal). Essas empresas receberão apoio financeiro com reembolso de até 3 mil dólares, correspondente a 50% dos gastos com passagens, hospedagem, credenciais e seguro viagem.

Inscrições e participação: As inscrições para o USP Global Tech vão até 3 de abril e podem ser feitas no site da InvestSP (investt.sp.gov.br). As mentorias e capacitações serão realizadas online, facilitando a participação de startups de todo o estado, inclusive do interior. O programa estará ativo até o final de 2025.

Informações adicionais

O USP Global Tech busca incentivar a exportação de produtos e serviços tecnológicos, promover o sistema paulista de inovação no exterior e atrair investimentos estrangeiros para São Paulo. Podem participar startups que ainda não atuam em mercados internacionais e aquelas que já possuem alguma presença no exterior.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.