CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Programa na E.E Thomaz Alberto Whately promove a inovação no ambiente escolar

Quem traz os detalhes sobre o Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP) é o professor Pedro Paulo Lima Barbosa
Programa na E.E Thomaz Alberto Whately
Quem traz os detalhes sobre o Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP) é o professor Pedro Paulo Lima Barbosa

Quem traz os detalhes sobre o Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP) é o professor Pedro Paulo Lima Barbosa

O Centro de Inovação em Educação Básica Paulista, projeto da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, funciona em Ribeirão Preto na Escola Estadual Dr. Tomás Alberto Otley, no bairro Campos Elíseos. Criado para fomentar práticas e tecnologias voltadas à educação pública, o espaço abriga ações de formação, desenvolvimento, avaliação e disseminação de iniciativas pedagógicas inovadoras.

O que é o centro e como atua

O centro tem como objetivo contribuir para a formação de estudantes e professores por meio de trilhas formativas e mentorias. As ações buscam complementar o conteúdo ministrado em sala de aula, oferecendo atividades práticas e projetos que aproximam o aprendizado das demandas do cotidiano dos alunos. Segundo o orientador do núcleo em Ribeirão Preto, Pedro Paulo, as formações são pensadas tanto para uso em horários de aula, com acompanhamento docente, quanto em período inverso, com autorização dos responsáveis.

Atividades e infraestrutura

O espaço dispõe de sete ambientes formativos: estúdio, hub de inovação, programação descomplicada, cultura maker, cultura digital, robótica e prototipagem. Essas áreas são equipadas para apoiar disciplinas como artes, matemática, química e física, por meio de recursos como cortadora a laser e impressora 3D. As trilhas formativas e as mentorias têm duração média de duas horas e privilegiam a resolução de problemas reais, utilizando tecnologia como mediação pedagógica.

Quem pode participar e como agendar

O centro atende estudantes e professores da rede pública estadual e também unidades municipais, durante todo o ano letivo. Há capacidade para receber até 800 estudantes por dia, desde que as atividades sejam agendadas. O agendamento pode ser feito pela Secretaria Digital da escola ou pelo contato telefônico do colégio: (16) 3931-1401. Após o registro, a equipe do centro entra em contato para alinhar demandas e ajustar as formações às necessidades das escolas.

O projeto se apresenta como um reforço às práticas escolares, oferecendo infraestrutura e suporte pedagógico para integrar tecnologia e investigação ao cotidiano das aulas, com atividades contínuas ao longo do ano.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.