CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Programa ‘Saúde Digital Paulista’ já realizou mais de 70 mil teleatendimentos

Cristina Balestrin, coordenadora do programa, comenta a importância desse serviço, que funciona com a atenção primária
Programa ‘Saúde Digital Paulista’ já realizou
Cristina Balestrin, coordenadora do programa, comenta a importância desse serviço, que funciona com a atenção primária

Cristina Balestrin, coordenadora do programa, comenta a importância desse serviço, que funciona com a atenção primária

O programa Saúde Digital Paulista já realizou mais de 70 mil telatendimentos, Programa ‘Saúde Digital Paulista’ já realizou, oferecendo atendimento em atenção primária à saúde por meio de agentes que visitam os pacientes em casa e intermediam consultas via tablet com médicos localizados em um centro de inovação na capital paulista. A estrutura conta com 98 estações de telatendimento.

Funcionamento do programa: O programa opera na modalidade chamada teleAPS (tele Atenção Primária em Saúde), que pode ser oferecida presencialmente nas unidades básicas de saúde ou de forma domiciliar, acompanhada por agentes de saúde. O atendimento domiciliar é destinado principalmente a pacientes crônicos, com déficit de mobilidade, já acompanhados pelas equipes de saúde da família.

Integração entre entes federativos

Embora a atenção básica seja responsabilidade dos municípios, o Estado de São Paulo implantou o programa para apoiar essa modalidade, considerando o Sistema Único de Saúde (SUS) como tripartite, com responsabilidades compartilhadas entre governo federal, estadual e municipal. O programa foi iniciado como projeto de pesquisa em parceria com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e prevê expansão com outras universidades públicas do estado.

Adesão e resultados: O programa está implantado em 60 municípios, sendo a adesão voluntária dos gestores municipais. A iniciativa busca apoiar municípios com dificuldades para fixar profissionais na atenção básica, especialmente para jovens recém-formados. A resolutividade dos casos atendidos na atenção básica pelo programa chega a 85%, com apenas 15% dos pacientes sendo encaminhados para atenção especializada.

Impacto do teleatendimento na cultura de saúde: O teleatendimento ganhou força durante a pandemia de Covid-19 e tem se mantido como alternativa para reduzir a superlotação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Estima-se que 80% dos casos que procuram as UPAs poderiam ser atendidos na atenção básica. A mudança cultural para que a população entenda a importância de buscar atendimento no posto de saúde próximo de casa é um desafio que envolve educação em saúde e engajamento das unidades básicas.

Informações adicionais

Doutora Cristina Balestrin, coordenadora do programa Saúde Digital Paulista, destacou a importância da colaboração entre municípios e estado, além do papel das universidades públicas para a expansão do serviço. Ela ressaltou que o programa contribui para a resolutividade na atenção básica e para a redução da demanda nas unidades de urgência.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.