Ouça a coluna ‘CBN Mundo Digital’, com Patrícia Teixeira
O programa Startup Brasil está com inscrições abertas para selecionar mais de 50 startups de base tecnológica para a sua quarta turma de aceleração. Cada startup selecionada receberá R$ 200 mil em bolsas. As inscrições se encerram no dia 24 de outubro. Este programa demonstra o aumento na qualidade dos projetos na área de inovação e negócios tecnológicos, bem como a expansão desse mercado.
O que é uma Startup?
Startup é uma empresa que está em fase inicial. Muitas empresas digitais conhecidas, como WhatsApp, Instagram e Facebook, começaram como projetos e, posteriormente, receberam investimentos que as transformaram em grandes empresas de tecnologia. Há um número crescente de investidores interessados nessas empresas, buscando obter retorno financeiro no futuro.
Critérios de Seleção e Como Começar um Negócio Virtual
Os critérios de seleção para o programa Startup Brasil são diversos. É necessário ter um bom projeto, um plano de negócios e um plano de marketing, demonstrando como a empresa pretende crescer e gerar retorno financeiro. A ideia deve ser bem fundamentada e o projeto, consolidado. Para quem deseja abrir um negócio virtual, mesmo sem participar do processo seletivo, é fundamental estudar um bom negócio que possa gerar retorno. Isso se aplica tanto a empresas tradicionais (offline) quanto a empresas online.
Leia também
Vantagens do Mundo Online e Dicas para Iniciantes
A vantagem do mundo online é que o investimento inicial pode ser menor, pois não há custos com aluguel e, muitas vezes, não é necessário ter um estoque. É possível fazer parcerias com fornecedores e entregar os produtos conforme os pedidos são feitos. Para começar, é preciso ter uma boa ideia, conhecer o público-alvo e saber se o negócio atenderá às necessidades do mercado. Comece com ideias que exigem pouco investimento e, à medida que o negócio gerar lucro, expanda-o gradualmente. Mantenha o controle financeiro, esteja aberto a críticas e avalie a necessidade de uma equipe. Desenhe os processos do negócio, desde a compra até a entrega, e crie um site funcional e atrativo. Monitore seus clientes e ofereça diversas formas de pagamento.
Para ter um negócio bem-sucedido, foque no produto, na qualidade e no público-alvo. O programa Startup Brasil oferece, além das bolsas de R$ 200 mil, suporte em áreas como jurídica, marketing e RH, proporcionando consultoria para o crescimento do negócio. Para saber mais sobre o programa Startup Brasil, acesse cbnrbeirão.com.br.
Em resumo, o cenário atual oferece inúmeras oportunidades para empreendedores que buscam inovar e construir negócios de sucesso. Com planejamento, dedicação e foco no cliente, é possível transformar uma boa ideia em uma empresa próspera.