Aberto a população, evento será às 19h, no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto
A Fundação do Livro e Leitura lança hoje a 16ª Feira Nacional do Livro em Ribeirão Preto. O evento, que ocorrerá de 12 a 19 de junho, já tem sua programação sendo adiantada pela CBN, com a participação de Adriana Silva, presidente da Fundação.
Viva o Escritor, Salve o Leitor: O Tema Central
O tema deste ano, “Viva o Escritor, Salve o Leitor”, busca destacar a relação fundamental entre quem escreve e quem lê. Um dos critérios principais na formação da programação foi priorizar escritores brasileiros já premiados. Os visitantes da feira terão a oportunidade de encontrar diversos autores que receberam prêmios importantes ao longo de suas carreiras, como André Leonis (Prêmio Sesc de Literatura em 2015), Joca Reiners Terron (Prêmio Machado de Assis da Biblioteca Nacional) e Geni Guimarães (Prêmio da Biblioteca Nacional e da Casa das Américas).
Sessão Jabuti e Encontro com Escritores Premiados
Diariamente, a feira contará com a Sessão Jabuti, que apresentará um premiado de diferentes categorias do Prêmio Jabuti, como romance e poesia. Essa será uma excelente oportunidade para os leitores interagirem com seus autores favoritos. Entre os nomes confirmados estão Alice Ruiz (Prêmio de Poesia), Carlito Azevedo (Prêmio de Poesia), Fabrício Carpinejar (Prêmio de Crônicas) e Carol Rodrigues (Prêmio Jabuti de Estreia Literária). Além deles, De Loyola Brandão, Cristóvão Tezza, Urinei Silvestre, Menalton Braff e Zahi Espatoso, também premiados, marcarão presença.
Leia também
Colômbia: Pátria das Bibliotecas e Modelo Inspirador
Neste ano, a Colômbia é o país homenageado, reconhecida como a pátria das bibliotecas. A feira dedicará um espaço significativo para discutir a importância desse modelo para o Brasil e para Ribeirão Preto. Um grupo de ativistas literários está trabalhando na criação de um plano municipal de literatura e biblioteca para a cidade, inspirando-se no formato colombiano. Representantes de Brasília e do Governo do Estado de São Paulo participarão das discussões sobre a biblioteca-parque e seu impacto em Ribeirão Preto. A escolha da Colômbia visa promover um debate sobre como integrar as bibliotecas à cultura local.
A programação completa da 16ª Feira Nacional do Livro será apresentada hoje no Teatro Pedro II, a partir das 19h, com entrada gratuita. Adriana Silva convida a todos para participarem deste evento.



