Ouça o quadro ‘A cidade há 100 anos’, com Rosana Zaidan
Em mais um mergulho no passado, revisitamos a vibrante vida cultural de Ribeirão Preto de um século atrás, guiados pelas memórias de Rosana Zaidan.
O Cinema como Epicentro do Entretenimento
Naquela época, o cinema reinava absoluto como a principal forma de entretenimento. As salas de exibição fervilhavam de público ávido por novidades. Um dos destaques era o Politima, que, em 15 de setembro de 1915, apresentava o filme “Pobres Filhos em Seis Longos Atos”. Imagine a experiência: seis trocas de rolo, com o projetista em constante trabalho. E para completar a noite, a cantora Flora de Lanzo fazia sua estreia, sendo recebida com grande entusiasmo e aplausos calorosos.
“Os Mistérios de Paris” Conquistam o Público
Outro sucesso da época era “Os Mistérios de Paris”, em cartaz no Paris Teatro. Dividido em seis partes, o filme prometia um romance repleto de intrigas e suspense, um prato cheio para o público da época. Sem rádio ou televisão, o cinema era a grande janela para o mundo, complementado pelos diversos shows que aconteciam nos palcos da cidade.
Leia também
Os Palcos de Ribeirão Preto
Ribeirão Preto possuía diversos palcos que abrilhantavam a vida noturna da cidade, com diversos shows e atrações para todos os gostos.
Assim, entre filmes e espetáculos, a cidade pulsava com uma energia cultural que ecoa até os dias de hoje.



