CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Projeção do Estado aponta queda nos índices da pandemia para as próximas semanas no interior

Avanço da vacinação e a adesão de medidas restritivas estão ajudando a desafogar o sistema de saúde
queda pandemia interior
Avanço da vacinação e a adesão de medidas restritivas estão ajudando a desafogar o sistema de saúde

Avanço da vacinação e a adesão de medidas restritivas estão ajudando a desafogar o sistema de saúde

Queda nos casos de Covid-19 no interior de São Paulo

Segundo João Gabardo, coordenador executivo do Centro de Contingência do Combate ao Coronavírus do Estado de São Paulo, os números de novos casos, taxa de ocupação de leitos de UTI e mortes por Covid-19 devem cair nas próximas semanas em todo o interior do estado. Essa redução já é observada na capital e na Baixada Santista, e Gabardo afirma que a tendência é de que chegue ao interior em breve. Na Grande São Paulo, a taxa de ocupação de leitos de UTI é de 62%, enquanto na Baixada Santista é de 45%. Esses indicadores permitiram a flexibilização de algumas medidas restritivas anunciadas pelo governador João Doria.

Recomendações para cidades com alta ocupação de UTI

Para cidades com mais de 80% de ocupação de leitos de UTI, a recomendação do Centro de Contingência é que sejam mantidas medidas de restrição e distanciamento por mais alguns dias, até que os indicadores melhorem. Gabardo destaca que muitos municípios já adotaram medidas mais restritivas por conta própria, e que a tendência é de queda nos indicadores em todo o estado, embora o interior tenha começado a apresentar queda um pouco depois da região metropolitana.

Avanço da vacinação em Ribeirão Preto

Em Ribeirão Preto, a taxa de ocupação de leitos de UTI caiu para 76,23%, após meses acima de 80%. Apesar de ainda ser considerada fase vermelha, a ocupação de leitos de enfermaria está na fase verde, com 64% de ocupação. A cidade também avança na vacinação, com a abertura do agendamento para pessoas entre 37 e 42 anos. Foram disponibilizadas 24 mil doses, e um novo agendamento será aberto assim que a prefeitura receber novas doses. Ribeirão Preto é a sétima cidade do estado que mais vacinou contra a Covid-19, mostrando um avanço significativo na imunização da população.

O alívio na sobrecarga do sistema de saúde e o avanço da vacinação trazem um cenário positivo para a região, indicando uma tendência de melhora nos indicadores de Covid-19 no interior de São Paulo. A combinação de queda nos casos e ampliação da imunização contribui para um futuro mais otimista no combate à pandemia.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.