Projetada por Oscar Niemeyer em 1989, arena do ‘Barretão’ é parte de uma história de 70 anos
A tradicional Festa do Peão de Barretos se prepara para celebrar 70 anos de história em 2025. Um evento que transcende gerações, unindo tradição, esporte e entretenimento, consolidando-se como um dos maiores e mais importantes do mundo.
A História dos Independentes
Tudo começou em 1955, quando 20 jovens idealistas se uniram para criar a Associação Os Independentes. O objetivo inicial era promover um evento que, além de celebrar a cultura sertaneja, também auxiliasse entidades beneficentes da região. A primeira Festa do Peão, realizada em 1956, foi um sucesso e marcou o início de uma trajetória de crescimento e impacto social.
Tradição e Inovação
Gerônimo Muzetti, atual presidente dos Independentes, destaca a importância de manter as tradições, como a Queima do Alho, a Catira e o Desfile dentro do Parque do Peão. Ao mesmo tempo, a organização busca inovar, trazendo novidades e aprimorando a infraestrutura do parque, que se tornou um complexo de lazer e entretenimento visitado durante todo o ano.
Leia também
O Rodeio e o Sonho dos Peões
O rodeio, com suas raízes centenárias, é uma parte fundamental da Festa do Peão de Barretos. Marcos Abud, diretor de rodeio dos Independentes, ressalta a importância da arena de Barretos para os peões, que veem na competição a chance de mudar suas vidas e alcançar o sucesso, inclusive internacionalmente.
A Festa do Peão de Barretos é um evento que se reinventa a cada ano, mantendo viva a chama da tradição e proporcionando momentos inesquecíveis para milhões de pessoas.



