Marcelo Fontes fala sobre atualizações do macroanel de Ribeirão e a proposta do Rio, na coluna ‘De Olho na Política’
Macroanel de Ribeirão Preto: Avanços e Desafios
O projeto do macroanel viário de Ribeirão Preto, idealizado ainda na gestão de João Dória, segue em desenvolvimento. Com previsão de 36 quilômetros, a obra ligará as rodovias José Fregonés, Antônio Machado Santana, Mário Donega e Anhanguera, desafogando o trânsito na região urbana. Os estudos estão em andamento, com conclusão prevista para 2025, após o que será realizada a licitação para o início das obras. A estimativa de custos ainda não foi definida, uma vez que o projeto executivo está em fase de elaboração. A localização da obra, em parte em área de preservação, pode exigir autorizações especiais.
Abastecimento de Água: Estudo do Rio Pardo
A prefeitura de Ribeirão Preto contratou um estudo de R$ 2 milhões para avaliar a viabilidade da captação de água do Rio Pardo para abastecer a cidade. O estudo, com duração de 24 meses, analisará a capacidade do Aquífero Guarani e a viabilidade da captação do rio, buscando solucionar a problemática falta d’água na região. A iniciativa visa atender a uma demanda antiga, apontada pela Agência Nacional de Águas há dez anos. A polêmica sobre a utilização da água do Rio Pardo, debatida nas eleições de 2016, ressurge com este novo estudo.
Balanço da Gestão Dória: Obras e Desafios
Em entrevista recente, o prefeito Duarte Nogueira fez um balanço de sua gestão, abordando a questão da falta d’água e o andamento das obras na cidade. A falta d’água, especialmente crítica durante as ondas de calor, levou a investimentos emergenciais de R$ 2 milhões na reorganização da Secretaria de Água. O prefeito destacou a redução de perdas na rede de água, de 60% para 45%. Quanto às obras, a situação da obra da Avenida 9 de Julho, atualmente parada, gera preocupação. A prefeitura aguarda a resposta da empresa Rual, segunda colocada na licitação, até quinta-feira. Caso não haja resposta positiva, uma nova licitação será necessária, atrasando o processo em, pelo menos, três meses. Enquanto isso, a prefeitura busca soluções emergenciais para o trânsito na região central.
Leia também
Em suma, Ribeirão Preto enfrenta desafios importantes em infraestrutura e abastecimento de água, com projetos em andamento que prometem melhorias, mas que também demandam tempo e recursos para sua completa implementação. A transparência e agilidade na condução desses projetos são cruciais para garantir o sucesso e a satisfação da população.