Danielle Marques saiu da periferia de Ribeirão e foi para o Vale do Silício, maior polo de inovação do mundo; confira a história
Neste mês dedicado à mulher, destacamos histórias inspiradoras de mulheres da nossa região que transformam vidas. Conheça Daniela Marques, uma empreendedora negra que encabeça o projeto “Do Silêncio ao Silício”.
Do Silêncio ao Silício: Uma Imersão no Vale do Silício
Daniela Marques, uma mulher periférica e negra, idealizou o projeto “Do Silêncio ao Silício” para levar dez empreendedores negros ao Vale do Silício em 2023. A imersão, organizada pela Starts, uma empresa de educação corporativa, visa proporcionar uma experiência de dez dias para conhecer o maior polo de inovação do mundo e aprender sobre inovação e tecnologia, incluindo inteligência artificial e automação de processos. O objetivo é aplicar esse conhecimento no Brasil, reconhecendo a periferia como um importante polo de inovação.
A Trajetória de Daniela Marques: Da Periferia ao Vale do Silício
Daniela participou de uma imersão semelhante em 2021, financiada por uma bolsa e por um investimento de um grupo de mulheres que apoiam a carreira de outras mulheres. Insatisfeita com sua área de atuação, ela buscou uma transição de carreira para inovação, inspirada pela criatividade e capacidade de solução de problemas presentes na periferia. Ao perceber a falta de representatividade negra no discurso sobre inovação, decidiu se tornar parte da solução, impulsionando sua jornada para o Vale do Silício.
Leia também
- Agrishow 2025 está chegando e feira é grande oportunidade para empreendedores
- Dias das Mães é uma boa oportunidade de vendas, mas os empreendedores aproveitam todo o potencial?
- Projeto prevenção queimaduras violência doméstica: Projeto da Unidade de Queimados do HC busca prestar apoio a mulheres vítimas de violência
Impacto e Legado: Transformando Vidas e Criando Redes
O projeto “Do Silêncio ao Silício” seleciona empreendedores negros, sem restrição de idade, com nível básico de inglês (curso intensivo será oferecido) e negócios com base tecnológica. A experiência no Vale do Silício promove uma mudança de mentalidade, expande as possibilidades e cria networking internacional. Os participantes se comprometem a mentorar outros empreendedores periféricos ao retornar, criando um ciclo de aprendizado e crescimento contínuo. A iniciativa busca quebrar barreiras raciais, sociais e etárias, impulsionando a inovação e o empreendedorismo negro no Brasil.
A experiência de Daniela e o projeto “Do Silêncio ao Silício” demonstram a força e o potencial da inovação que surge da periferia, destacando a importância da diversidade e inclusão para um futuro mais equânime e próspero.



