Programa ‘Se Liga Finanças’ atende cerca de 55 jovens entre 15 e 20 anos em aulas gratuitas; saiba mais!
Iniciativas de educação financeira nas primeiras etapas da escola buscam preparar jovens brasileiros para um futuro financeiro mais equilibrado. Em fevereiro de 2024, Projeto busca incentivar a educação financeira, 76% das famílias brasileiras estavam endividadas, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC). Especialistas afirmam que o ensino sobre gestão financeira, controle de gastos e planejamento pode ajudar a reduzir esse índice e evitar problemas financeiros.
Projeto em Ribeirão Preto: Em Ribeirão Preto, o projeto “Se Liga nas Finanças” tem promovido educação financeira para jovens entre 15 e 20 anos vinculados ao Instituto de Apoio a Programas de Estágio e Aprendiz (IAP). O curso, oferecido gratuitamente, é financiado por uma cooperativa local que destina parte de seus recursos para ações comunitárias. O consultor de projetos Márcio Pesolo explica:
“A cooperativa tem por obrigação legal atender a comunidade, separando parte das suas sobras anuais para investir nela. O curso trata de educação financeira, com o objetivo de levar aos jovens o entendimento sobre poupança, organização financeira e planejamento.”
Conteúdo e impacto para os jovens
O curso é dividido em quatro módulos de duas horas cada, abordando temas como sonhos e planos de ação, relação com dinheiro, dívidas, noções de economia e introdução a investimentos. Cerca de 55 alunos participam das aulas. Entre eles, a estudante Laura Toneto-Novembre, de 16 anos, que ajuda nas despesas da casa e utiliza os conhecimentos para planejar seu futuro acadêmico e profissional:
“Eu pretendo fazer faculdade e abrir minha própria clínica de nutrição. Com o curso, consigo aprender a guardar dinheiro para alcançar esse objetivo.”
Outro participante, Felipe de Oliveira Cândido, de 17 anos, pretende seguir carreira na área econômica:
“Quero fazer um curso técnico em economia e talvez me tornar analista financeiro para ajudar na logística.”
Expectativas e desafios: Márcio Pesolo destaca que a iniciativa visa plantar uma semente para o futuro, contribuindo para a redução da inadimplência e seus impactos sociais:
“Não vamos mudar toda a realidade, mas estamos fazendo nossa parte. Esperamos que esses adolescentes produzam bons frutos no futuro, diminuindo os índices elevados de famílias com dívidas.”
O curso do Instituto Sicob tem como objetivo preparar os jovens para uma vida financeira mais estável, promovendo educação contínua para que possam enfrentar desafios futuros com mais segurança.
Panorama
A educação financeira ainda é incipiente no Brasil, especialmente entre os jovens. Projetos como o “Se Liga nas Finanças” representam esforços locais para suprir essa lacuna, com foco na prevenção da inadimplência e no desenvolvimento de hábitos financeiros saudáveis desde cedo.



