CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Projeto busca levar capacitação e desenvolvimento de tecnologia para pequenos produtores

Semear Digital, com sede na Embrapa, visa combater desigualdades no campo a partir de tecnologias de informação e comunicação
Projeto busca levar capacitação e desenvolvimento
Semear Digital, com sede na Embrapa, visa combater desigualdades no campo a partir de tecnologias de informação e comunicação

Semear Digital, com sede na Embrapa, visa combater desigualdades no campo a partir de tecnologias de informação e comunicação

William Batista, de 21 anos, Projeto busca levar capacitação e desenvolvimento, vive na comunidade de Juba Tituba, no município de Breves, na ilha de Marajó, Pará. Apesar da internet lenta na região, ele usa o celular para postar vídeos e estudar para o curso de magistério. Além disso, William pretende utilizar tecnologia para cuidar das terras da família, onde planta açaí, com o uso de drones para mapear e identificar áreas adequadas para o plantio, evitando deslocamentos a locais de difícil acesso.

Projeto Semear Digital: O Centro de Ciência para Desenvolvimento em Agricultura Digital, Projeto busca levar capacitação e desenvolvimento, conhecido como Semear Digital, tem sede na Embrapa Agricultura Digital, em Campinas, São Paulo. Criado para levar conectividade, capacitação e desenvolvimento de tecnologias digitais para pequenos e médios produtores rurais em todo o Brasil, o projeto conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e parceiros como USP, IAC e CPQD.

Iniciado entre 2022 e 2023, o projeto atua em dez municípios brasileiros, incluindo cinco no estado de São Paulo, abrangendo diferentes sistemas produtivos, como açaí em Breves (PA), café e piscicultura em Caconde (SP), hortaliças e uva em São Miguel Arcanjo (SP), pecuária leiteira em Lagoinha (SP), banana e palmito em Jacupiranga (SP), e cana-de-açúcar e pecuária em Alto Alegre (SP).

Objetivos e Aplicações: O Semear Digital busca superar desigualdades no meio rural por meio de pesquisas, inovações e tecnologias de informação e comunicação, focando em comunidades com pequenos e médios produtores. O estudo nessas regiões permite elaborar planos para ampliar e replicar as tecnologias em outras áreas do país.

Os resultados das pesquisas são divulgados em artigos científicos, comunicados técnicos e tecnologias práticas. Um exemplo é o desenvolvimento de um aplicativo para gestão de produção de mel, disponível gratuitamente para produtores rurais, extensionistas e associações. Outra tecnologia em desenvolvimento envolve mapeamento com drones para monitoramento agrícola, que será disponibilizada para produtores e prestadores de serviço.

Orientação e Acesso às Tecnologias: Produtores interessados em adotar tecnologias digitais, como o uso de drones, podem buscar orientação na Embrapa, na CATI e no Instituto Agronômico (IAC) do estado de São Paulo. Essas instituições auxiliam na implementação das inovações nas propriedades rurais.

Pesquisa com Melipolinicultura: O projeto também desenvolve estudos sobre melipolinicultura, que é a criação de abelhas nativas sem ferrão. Essas abelhas são importantes para a conservação das espécies e para aumentar a produtividade agrícola por meio da polinização cruzada, com ganhos que variam de 5% a 15% em diversas culturas. Além disso, a produção de mel nativo representa uma alternativa de renda para pequenos produtores, com alta demanda nacional e internacional por mel e própolis.

O manejo das abelhas sem ferrão é considerado mais fácil em comparação às abelhas domesticadas. Em alguns casos, produtores têm optado por plantar flores para aumentar a produção de mel, que pode ser mais rentável que a cultura anterior.

Informações adicionais

A Embrapa é uma empresa pública que disponibiliza gratuitamente as tecnologias desenvolvidas para o produtor rural, por meio de extensionistas, cooperativas, associações e prefeituras. O projeto Semear Digital exemplifica como a tecnologia pode ser adaptada para diferentes realidades do campo brasileiro, promovendo inclusão digital e inovação no meio rural.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.