Filha do artista, Daniela Vaccarini conversou com a CBN Ribeirão
Para celebrar o centenário de Bassano Vacarini, um artista multimídia que revolucionou a vida e a arte, será lançado o projeto artístico “100 Anos de Bassano Vacarini”. O projeto, idealizado em colaboração com Elinice Biava, ex-aluna do artista, e com a filha de Bassano, Daniela Vacarini, visa homenagear o legado do artista.
Um Livro de Arte como Ponto Central
O coração do projeto é um livro de arte, um sonho acalentado há anos. Daniela Vacarini relata que a ideia do livro já existia e que os primeiros passos foram dados há algum tempo. O centenário de Bassano Vacarini surge como o momento ideal para concretizar esse projeto, que promete ser uma rica homenagem à sua obra.
Programação Cultural Enriquecedora
Além do livro, o projeto inclui uma programação cultural diversificada. Em parceria com a produtora Eclética, serão realizadas excursões para crianças de escolas municipais, levando-as para conhecer as obras ao ar livre de Vacarini em Outinópolis e trazendo crianças de Outinópolis para apreciar as obras presentes em Ribeirão Preto, como as que estão no Campos Elíseos, no Theatro Pedro II, entre outros locais.
Leia também
Início das Celebrações e Convite ao Público
O pontapé inicial do projeto será dado no teatro da Universidade de Ribeirão Preto. A programação incluirá o lançamento de um livro infantil na Feira do Livro, onde também haverá um espaço de galeria dedicado ao artista. Uma exposição retrospectiva está sendo planejada, e os participantes receberão um calendário comemorativo. O evento de lançamento apresentará detalhes do projeto, que conta com a colaboração de Migo, Elenice Biava e a Eclética.
Legado e Obras em Ribeirão Preto
Bassano Vacarini, de origem italiana, chegou ao Brasil em 1946 para trabalhar como cenógrafo e figurinista no Teatro Brasileiro de Comédia. Após uma passagem pelo Rio de Janeiro, fixou-se em São Paulo por dez anos antes de ser convidado por Costábile Romano para executar painéis comemorativos em Ribeirão Preto, por ocasião do centenário da cidade. Ele permaneceu na cidade por mais de 50 anos, dedicando-se ao ensino e à arte. Suas obras podem ser encontradas em diversos locais de Ribeirão Preto, como o Parque Maurílio Biagi, o Mercadão (com um mosaico em pastilha), o Campos da Una, a EERP e a Casa da Cultura, onde se encontra a obra “Os Músicos”.
A iniciativa tem gerado grande entusiasmo, com diversas pessoas e instituições demonstrando interesse em participar e homenagear o artista. O Colégio Bassano Vacarini também se propôs a realizar comemorações. O lançamento do projeto de comemoração do centenário de Bassano Vacarini será realizado nesta quarta-feira, às 20h30, no teatro Bassano Vacarini, na Unaerp.



