CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Projeto da ‘Agência Reguladora’ é aprovado na Câmara Municipal

Texto original sofreu quase 40 emendas para ser acatado
Agência Reguladora
Texto original sofreu quase 40 emendas para ser acatado

Texto original sofreu quase 40 emendas para ser acatado

Após inúmeras mudanças, o projeto de lei que criaria uma agência reguladora em Ribeirão Preto foi significativamente alterado pelos vereadores. A proposta inicial, encaminhada pela prefeitura, sofreu cerca de 40 emendas, resultando em um texto bastante diferente.

Mudanças no Projeto

O projeto original previa a regulação de todos os contratos da prefeitura com empresas privadas. No entanto, a versão modificada limita o escopo da agência apenas ao gerenciamento do saneamento básico da cidade. Essa alteração impactou diretamente o número de cargos comissionados, reduzindo-os de cinco para dois, e o custo anual, que caiu de R$ 900 mil para R$ 180 mil.

Justificativas dos Vereadores

Para o vereador Macus Papa, as mudanças garantem que a agência cumpra apenas o que a legislação exige: fiscalizar o contrato de saneamento básico. O vereador Isaac Antunes, presidente da Comissão de Constituição e Justiça, destaca outros motivos, como a crise financeira e a ausência de um marco regulatório para a maioria dos serviços que a agência inicialmente pretendia regular. Ele também argumenta que a versão anterior concentrava muito poder no superintendente, enfraquecendo o papel da Câmara Municipal.

Próximos Passos

O projeto, atrásra revisado, retorna ao prefeito Duarte Nogueira para sanção. Caso ele vete as emendas, será necessário elaborar um novo texto. A criação da agência reguladora, discutida desde a gestão anterior, tinha como justificativa a lei da política municipal de saneamento básico, que previa a instalação de uma agência em um prazo de um ano. A prefeitura previa que a receita para a manutenção da agência viria de uma taxa de 2% sobre a receita líquida das empresas.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.