Ideia é que as comunidades formem comitês para fiscalizar os espaços públicos
Como anda a praça do seu bairro? A iluminação funciona? Há mato alto? Os bancos estão em bom estado? Se as respostas forem negativas, um projeto de lei em Ribeirão Preto busca mudar esse cenário.
Parceria Público-Privada para Revitalizar Praças
De autoria do vereador Isaac Antunes, o projeto propõe uma parceria com moradores para a implantação, revitalização, requalificação, fiscalização, uso e conservação das praças. A iniciativa visa melhorar a qualidade dos espaços públicos e fortalecer o diálogo entre o poder público e a sociedade civil. Segundo o vereador, a prefeitura atualmente não atende a demanda de manutenção em diversos bairros, deixando muitas praças sem o mínimo de cuidado.
Comitês Gestores: Moradores no Controle
O projeto prevê a criação de comitês voluntários compostos por moradores interessados em auxiliar na gestão das praças. Esses comitês terão acesso a informações detalhadas sobre o estado das praças, problemas existentes e as soluções necessárias. A prefeitura se compromete a fornecer essas informações, incluindo dados sobre tamanho, iluminação, problemas de água, etc. permitindo que os comitês deliberem sobre as ações necessárias, buscando soluções tanto na iniciativa pública quanto na privada. O vereador Antunes enfatiza que não se trata de terceirização, mas sim de integração da população na tomada de decisões, buscando melhorar a conservação de praças e parques.
Leia também
Vandalismo e a Necessidade de Melhorias
Recentemente, 30 postes de iluminação foram furtados em uma praça no Parque dos Servidores, zona leste de Ribeirão Preto, durante obras de revitalização. Apesar da iniciativa positiva da prefeitura e da construtora, o episódio destaca a necessidade de maior segurança e a importância da participação da comunidade na preservação dos espaços públicos. O projeto, após aprovação, busca justamente auxiliar nesse sentido, promovendo uma gestão compartilhada e mais eficiente das praças da cidade.



