Foram selecionadas 30 alunas de escolas públicas para a primeira edição do ‘Elas na Engenharia’
Incentivando o ingresso feminino na engenharia
O projeto “Elas na Engenharia”, da Escola de Engenharia da USP em São Carlos, tem impulsionado a participação de mulheres na área. Em sua primeira edição, 30 alunas de escolas públicas foram selecionadas para participar do programa de seis meses, que visa apresentar as diversas especializações da engenharia e desafiar as jovens a desenvolverem soluções tecnológicas para problemas sociais.
Quebrando estereótipos e mostrando possibilidades
A iniciativa surgiu da observação da professora Raquel Urano, idealizadora do projeto, sobre a falta de interesse das meninas do ensino médio em áreas de exatas. A professora identificou que a ausência de conhecimento sobre as possibilidades da profissão contribuía para essa falta de interesse. O projeto busca combater os estereótipos de gênero que direcionam as meninas para carreiras consideradas tradicionalmente femininas, como demonstrado pelo relato de Isabela Guedes, uma das participantes, sobre a influência de brinquedos e expectativas sociais na escolha profissional.
Resultados positivos e perspectivas futuras
As aulas são ministradas por professoras da USP, com foco em computação, mecânica e eletrônica. O projeto oferece acesso aos laboratórios da universidade e promove o contato com mulheres que já atuam na área. Letícia de Oliveira, outra participante, destaca o entusiasmo com as aulas de eletrônica. A professora Luisa Maria Codá ressalta o entusiasmo das alunas ao conhecerem a infraestrutura da USP e a mensagem de empoderamento transmitida: as oportunidades estão ao alcance delas, bastando o desejo e a dedicação. O projeto “Elas na Engenharia” demonstra resultados promissores no estímulo à participação feminina em engenharia, contribuindo para uma maior diversidade e inclusão no setor. Mais informações podem ser encontradas na página do Facebook “Elas na Engenharia” de São Carlos.
Leia também
- Projeto prevenção queimaduras violência doméstica: Projeto da Unidade de Queimados do HC busca prestar apoio a mulheres vítimas de violência
- Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão realiza evento sobre meio ambiente
- Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto participa da Agrishow 2025



