CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Projeto de escola pública de Ribeirão Preto, em parceria com a USP, ganha prêmio internacional

Daniela Lemos conversa com professores da Etec José Martimiano da Silva, idealizadores do projeto 'Nós Propomos'
escola pública prêmio internacional
Daniela Lemos conversa com professores da Etec José Martimiano da Silva, idealizadores do projeto 'Nós Propomos'

Daniela Lemos conversa com professores da Etec José Martimiano da Silva, idealizadores do projeto ‘Nós Propomos’

Apresentação de Daniela Lemos: Conheça o projeto premiado internacionalmente que transforma a realidade de Ribeirão Preto.

Projeto premiado no Peru: Nós Propomos

O projeto “Nós Propomos”, desenvolvido na Etec José Martimiano da Silva, em Ribeirão Preto, em parceria com o Grupo Elo da USP, conquistou o primeiro lugar em um concurso latino-americano no Peru. Coordenado pelos professores Andréia Lastória e Odaí Ribeiro, o projeto envolve estudantes do ensino médio que propõem soluções para problemas de suas comunidades. A iniciativa vencedora focou no bairro Eugênio Lopes, identificando a necessidade de um espaço público comunitário com áreas de lazer e solução para problemas com resíduos sólidos.

Metodologia e Impacto Social

O projeto utiliza uma metodologia que integra conceitos geográficos com trabalho de campo e entrevistas com moradores. Os alunos, utilizando o jogo Minecraft, criaram um protótipo de espaço público coletivo, incluindo praça, quadra e academia. Além do prêmio no Peru, os alunos já foram premiados em outros concursos, como a Olimpíada Nacional de Geografia, demonstrando a excelência do trabalho desenvolvido. A iniciativa estimula o senso crítico e a responsabilidade cidadã, incentivando os jovens a se tornarem protagonistas na transformação de suas realidades.

Receptividade e resultados

O projeto “Nós Propomos”, originário de Portugal, já se expandiu para diversos países. No Brasil, as propostas apresentadas aos gestores públicos têm sido bem recebidas. Algumas foram implementadas, como a cobertura de uma quadra esportiva em Ibitinga e a proposta de um ecoponto em Ribeirão Preto. A iniciativa demonstra a eficiência de integrar o currículo escolar com a realidade local, fomentando a participação cidadã e a busca por soluções para problemas comunitários. O projeto destaca a importância da educação geográfica crítica na formação de cidadãos conscientes e engajados.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.