CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Projeto de estudante da USP de Ribeirão vence prêmio da TV Globo ao instruir jovens do Ensino Médio

Proposta é orientar os estudantes de baixa renda sobre os caminhos ao ensino superior; conheça o 'Salvaguarda'
Projeto estudante ensino médio
Proposta é orientar os estudantes de baixa renda sobre os caminhos ao ensino superior; conheça o 'Salvaguarda'

Proposta é orientar os estudantes de baixa renda sobre os caminhos ao ensino superior; conheça o ‘Salvaguarda’

O estudante de economia da USP, Vinícius de Andrade, recebeu o Prêmio LED, da TV Globo e Fundação Roberto Marinho, por seu projeto Salvaguarda, um programa de auxílio a jovens de escolas públicas.

Como funciona o Salvaguarda?

O Salvaguarda não é um cursinho tradicional, mas um programa que oferece atendimento personalizado aos alunos. Por meio de uma plataforma online, os estudantes têm acesso a corretores de redação, tutores para diversas matérias, apoio psicológico, orientação profissional e simulados. O programa atua em três pilares: informação, organização e conteúdo, fornecendo suporte em todas as etapas do processo de ingresso no ensino superior.

Desafios na criação do programa

Um dos maiores desafios foi a falta de priorização da educação no Brasil. Conseguir apoio e recursos para o Salvaguarda foi difícil, pois muitas pessoas subestimam o impacto de ações sociais. A dificuldade em encontrar voluntários e patrocínios foi constante.

Expansão do Salvaguarda

Apesar dos desafios, o Salvaguarda se expandiu por todo o Brasil, atingindo 1.557 cidades em 2022. A meta atrásra é ampliar o alcance dentro de cada estado, melhorando a qualidade e a estrutura do programa para garantir sua sustentabilidade e impacto ainda maior na vida dos estudantes brasileiros. O sucesso do Salvaguarda demonstra que iniciativas inovadoras podem transformar a realidade da educação no país, oferecendo oportunidades para jovens de escolas públicas.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.