Associação promoverá ações educativas entre os dias 28 e 30; confira a entrevista com Letícia Jacintho, presidente do programa
A Agrichou 2025, realizada em Ribeirão Preto, recebeu mais de 2 mil estudantes por meio do programa “De Olho no Material Escolar”. A iniciativa, promovida pela associação sem fins lucrativos de mesmo nome, visa aproximar os jovens do agronegócio regional.
Vivenciando a Prática: Uma Imersão no Agronegócio
O programa “De Olho no Material Escolar” utiliza o projeto “Vivenciando a Prática” para apresentar a feira aos estudantes. Com mais de 40 voluntários capacitados, as crianças são recebidas com teatro, lanches, brindes e participam de desafios com premiação. A experiência busca mostrar a inovação e as oportunidades do setor, incluindo o cooperativismo e a tecnologia presente no agronegócio.
Formação de Professores e Atualização do Material Didático
A associação trabalha em conjunto com editoras, como a FTD, e instituições como a Embrapa, para atualizar o material didático e promover a formação de professores. O objetivo é mostrar como o agronegócio se transformou ao longo dos anos e como todas as disciplinas escolares se conectam com o setor, desde a história e geografia até a matemática e as ciências.
Leia também
Desafios e Oportunidades do Agronegócio Moderno
O programa destaca não apenas os avanços tecnológicos do setor, como drones, máquinas adaptadas e sistemas de precisão na agricultura, mas também os desafios, como as mudanças climáticas e a sustentabilidade. A ideia é inspirar os jovens a se tornarem protagonistas na resolução desses problemas e a se prepararem para as oportunidades de trabalho que o setor oferece. A feira demonstra que o agro de hoje é um ambiente dinâmico e tecnológico, bem diferente da imagem tradicional que muitos possuem, mostrando a necessidade de mão de obra qualificada e as diversas carreiras possíveis dentro do setor.



