Exibição desta sexta-feira (25) será do filme “Capitão Fantástico”, com comentários de Luiz Celso de Melo
O projeto ‘Cinema e Psicanálise’, realizado pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto, completa 20 anos difundindo conhecimentos psicanalíticos por meio do cinema. Com encontros mensais (março a junho e atrássto a novembro), o projeto promove debates sobre filmes, estimulando reflexões e conversas a partir das projeções.
Sessões e Local
As sessões ocorrem normalmente às quartas ou sextas-feiras, às 19h30, no anfiteatro da Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. Na sexta-feira, dia 27, será exibido o filme ‘Capitão Fantástico’, seguido de comentários e discussão.
Debate sobre ‘Capitão Fantástico’
O filme ‘Capitão Fantástico’ retrata uma família que vive isolada em uma floresta, criando seus filhos com uma educação alternativa. A discussão abordará temas como criação de filhos, paternidade, radicalismo e fundamentalismo, relacionando-os com a realidade atual de isolamento social e construção de muros, tanto em famílias quanto em contextos políticos internacionais. O debate focará na complexidade do personagem principal, que, apesar de seu intenso investimento nos filhos, comete erros graves em sua criação.
Leia também
Participação e Inscrições
O evento é aberto ao público em geral, sem necessidade de inscrição prévia para a sessão de ‘Capitão Fantástico’. Os ingressos custam R$10 e são vendidos a partir das 19h no local. Outras sessões em outros espaços podem exigir inscrição antecipada.
O projeto busca um diálogo aberto, utilizando linguagem acessível a todos, independente do conhecimento prévio em psicanálise ou áreas afins. A intenção é promover a troca de experiências e reflexões sobre temas relevantes, a partir da experiência cinematográfica.



